Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DOS FATORES CONTINGENCIAIS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE DISCENTES DE UMA PÓS-GRADUAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Contingência
Fatores Críticos
Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Jean Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciência Sociais Aplicadas
2 - CLÉSSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I

Reumo

Com a missão de prover um nível educacional de qualidade para os seus alunos, as Instituições de Ensino Superior (IES) podem perpassar por desafios que dificultam o cumprimento do seu objetivo organizacional, em que, tais empecilhos se fazem presentes no contexto de atuação das mesmas. No contexto do ensino e aprendizagem, a busca por estratégias efetivas para promover uma educação de qualidade é fundamental (RODRIGUES, MOREIRA; MARTINS, 2020). Neste sentido, ganha destaque a teoria contingencial
A partir do contexto das Universidades brasileiras e as lacunas percebidas na literatura, a seguinte questão de pesquisa foi levantada: como os fatores contingenciais podem influenciar no desempenho acadêmico de discentes em nível de pós-graduação? Diante disso, o objetivo desse trabalho é analisar como os fatores contingenciais se comportam sobre o desempenho acadêmico de discentes em um curso de pós-graduação stricto sensu em Administração.
Essa necessidade de se considerar o contexto em que as organizações operam por parte dos gestores se fez necessária para que tomem decisões condizentes com a realidade enfrentada pelas organizações, com o intuito de apresentarem um ganho de desempenho, pois na medida em que se adequam aos elementos tidos como contingentes ao seu meio, tendem a obter uma melhor performance corporativa (DONALDSON, 2001). Por conseguinte, ganha destaque a figura dos fatores contingenciais como condicionantes que se fazem presentes no contexto de atuação das organizações.
Esta pesquisa é caracterizada como um estudo de campo, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e natureza dedutiva. O contexto do estudo foi um curso de pós-graduação em Administração de uma Universidade pública do Estado da Paraíba. Como técnica de coleta de dados, optou-se por realizar um grupo focal. Para tal, foram analisados fatores contingenciais externos e internos.
O fator Moradia (M) e Ambiente Interno do Programa (AIP) foram discutidos como um dos que mais contribuem para o bom desempenho dos estudantes. De modo contrário, o fator Trabalho (T), Estratégia do PPC (EPPC) e Estratégia do corpo docente (ECD) foram levantados como os fatores que afetam negativamente o desempenho acadêmico dos estudantes.
A experiência na pós-graduação envolve diversos elementos que podem influenciar na qualidade da formação profissional e no processo de aprendizagem, como, por exemplo, as responsabilidades assumidas pelos estudantes no lar, compromisso com a família, trabalho, situação financeira, autoexigência e demandas do programa. Essas questões caracterizam a realidade vivenciada por muitos estudantes que ingressam na pós-graduação e que podem comprometer seu desempenho acadêmico.
AMARO, H. D.; BEUREN, I. M. Influência de fatores contingenciais no desempenho acadêmico de discentes do curso de Ciências Contábeis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 12, n. 1, 2018. BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, p. 285-314, 2005.