Resumo

Título do Artigo

Panorama sobre o Mestrado Profissional em Administração no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
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Palavras Chave

Mestrado Profissional
Administração
Pós-Graduação Profissional

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - RAFAEL RODOLFO SARTORELLI SADOCCO
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Manolita Correia Lima
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

Desde a sua oficialização, em 1998, o Mestrado Profissional tem despertado interesse, em particular no campo da Administração. Dados extraídos da Plataforma Sucupira, revelam que Administração corresponderia a terceira área mais bem representada em número de pós-graduações profissionais, representando mais de 40% do total da área. Uma das preocupações que cercavam essa modalidade era que não fosse considerada uma formação inferior (pouco criteriosa e menos exigente em dedicação), quando comparada ao mestrado acadêmico, mas que permitisse preparar pesquisadores alinhados ao setor produtivo.
Passadas quase três décadas da criação do mestrado profissional, algumas dúvidas ainda permanecem, e por conta disso, o objetivo deste trabalho é mapear o que a produção científica já discutiu acerca do mestrado profissional em Administração no Brasil. Adotar-se-á a revisão sistemática de literatura, para responder: (i) quais são os temas mais recorrentes e com que densidade têm sido discutidos? (ii) quais são os pontos críticos e quais são as perspectivas apontadas? (iii) o que ainda não foi respondido e que merece ser investigado em pesquisas futuras?
No intuito de realizar uma investigação inclusiva, de natureza exploratória e comprometida com a transparência do processo de investigação, o protocolo gerado se orientou pelas recomendações de Tranfield, Denyer e Smart (2003) com considerações adicionais de Denyer e Tranfield (2009), utilizando cinco bases indexadoras, que selecionou 50 trabalhos para serem usados no corpus da pesquisa.
Os estudos foram lidos na íntegra e classificados por proximidade bibliográfica em três categorias: A ontologia do Mestrado Profissional em Administração - que discute a história, a necessidade e as especificidades; Um atalho para docência e para o engavetamento das dissertações - que agrupa os trabalhos que versam sobre o desacoplamento da proposta; e Melhorias nas gestões do programa e no sistema de avaliação da Capes - que sintetiza os trabalhos que almejam orientar a gestão dos cursos.
Percebeu-se que embora a discussão não seja linear, a definição do que é um programa de mestrado acadêmico em administração ainda não está totalmente respondida. Com o passar dos anos, muito ainda se debate sobre o tema, e isso impacta diretamente tanto na gestão dos programas, na avaliação da Capes, na seleção de discentes e na simetria que deveria existir entre empresas e profissionais. Percebeu-se que novos temas tem surgido, como a preocupação com o impacto na vida dos mestrandos.
FIALHO, Nadia Hage; HETKOWSKI, Tânia Maria. Mestrados Profissionais em Educação: novas perspectivas da pós-graduação no cenário brasileiro. Educar em Revista [online], n.63. 2017. FISCHER, Tânia. Seduções e riscos: a experiência do mestrado profissional. Revista de Administração de Empresas, v. 43, p. 119-123, 2003. TAKAHASHI, A. et al. Mestrado profissional e mestrado acadêmico em administração: convergências, divergências e desafios aos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Administração: ensino e pesquisa, v. 11, n. 4, p. 551-578, 2010.