Resumo

Título do Artigo

PERFIL DE CONSUMO X ESTRATÉGIAS DE MARKETING: o mercado do Tambaqui no Município de Ariquemes-RO.
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Palavras Chave

Piscicultura
Mercado consumirdor
Preferências

Área

Agribusiness

Tema

Estratégia e Competitividade nas cadeias agrícolas

Autores

Nome
1 - Quezia da Silva Rosa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Campus Ariquemes
2 - Beatriz Santos Coelho
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Ariquemes
3 - Rodrigo Medeiros da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Ariquemes
4 - Ana Emely da Silva Alvares
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO) - Campus Ariquemes

Reumo

O estado de RO é destaque na produção de peixes nativos, com ênfase para Ariquemes, o município considerado polo de aquicultura do estado e o maior produtor de peixes. Porém, existem poucos estudos que dimensionam o perfil do mercado consumidor deste produto, o que pode acarretar falha no fortalecimento da cadeia de pescado da região.
Faltam informações sobre mercado consumidor e estratégias de marketing adotadas na região. Este trabalho se dedica a investigar as seguintes questões: como se dá o consumo de tambaqui no município de Ariquemes, considerando os hábitos e preferências do consumidor final? Quais são as estratégias de Marketing adotadas pelo setor de piscicultura.Em vista disso, o presente estudo busca entender a dinâmica de consumo do tambaqui, considerando os hábitos e as preferências do consumidor e compreender como se dão as estratégias de marketing empreendidas pelo mercado no município de Ariquemes RO
Através do estudo do comportamento do consumidor é possível identificar as necessidades e desejos e qual é a forma mais adequada para influenciá-lo em seu processo de decisão de compra Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos envolvidas em criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade em geral .Os Ps dividem-se em: Produto, Preço, Place e Promoção, baseiam na segmentação de mercado envolvendo a identificação das necessidades de determinados grupos de consumidores e a criação de uma oferta direcionada.
Foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica deu suporte para compreender o setor piscícola e para elaborar questionário e roteiro para a pesquisa de campo. A aplicação do questionário fora on-line. E realizou-se coleta de dados nas empresas varejistas do município.
Embora muitas pessoas dizem consumir tambaqui, a frequência de consumo é baixa. A maioria das pessoas preferem comprar tambaqui fresco. A principal barreira apontada para não consumir tambaqui com maior frequência foi o preço seguido de poucos produtos disponíveis;cabe pensar que os varejistas podem rever suas estratégias e avaliar a possibilidade de oferecer cortes ou derivados em valor mais acessível ou adotar promoções.Quanto a análise das estratégias adotadas pelo varejistas todos possuem valores semelhantes aos produto, destacando a C e D por possuir peixe fresco e cortes diversos.
A carne bovina é mais preferida e consumida, seguida de frango e o peixe em terceiro lugar. O motivo principal para não consumir tambaqui são os espinhos e o preço elevado. Embora um alto percentual de pessoas consuma tambaqui, a frequência deste consumo é baixa e 88,1% dessas pessoas gostariam de consumir com maior frequência. A maioria das pessoas preferem tambaqui preparado em casa, as formas de preparo preferidas são assado e frito. As principais ocasiões em que consomem são, finais de semana e refeições cotidianas, sendo que o principal local de compra são os mercados.
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