Resumo

Título do Artigo

Estação do metrô Gávea: obra paralisada e inundada
Abrir Arquivo

Palavras Chave

obra paralisada
decisão política
problema público

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Susana Cristina Gomes Maia Gottschalk
Fundacao Getulio Vargas/EBAPE - EBAPE

Reumo

Este caso de ensino propõe uma discussão sobre os problemas e a atuação de diferentes atores envolvendo a paralisação da obra da estação do metrô Gávea, no Rio de Janeiro. A obra está interrompida desde 2015. A área aberta no subsolo foi inundada para não promover abalos estruturais no bairro. Foi indicado um superfaturamento pelo TCE. Diante deste cenário são apresentadas alternativas para o impasse. Com o dilema é possível estruturar uma aula para graduação e pós-graduação. Por meio de duas alternativas para aplicação da aula, é possível criar conexões entre a teoria e a realidade.
A atividade proposta promove o desenvolvimento teórico aliado à prática da gestão de problemas que surgem na administração pública. Ela demonstra como os diferentes atores podem influenciar e afetar as decisões políticas diante dos problemas. As decisões direcionam a política pública adotada, que pode ocorrer de forma preventiva, corretiva, para manter ou alterar um estado, ou mesmo como omissão da atuação governamental.
A dados utilizados no caso foram coletados em livros e artigos científicos, e em períodos da mídia especializada sobre o problema analisado.
Gestão Aplicada ao Setor Público; Políticas Públicas; Gestão Pública e Contemporânea; Elaboração e Gestão de Projetos Públicos.
COUTO. Análise Ex-Ante de Políticas Públicas: uma abordagem prática. 2020. EMERSON; NABATCHI; BALOGH. An integrative framework for collaborative governance. Journal of public administration research and theory, v. 22, n. 1, p. 1-29, 2012. KINGDON; STANO. Agendas, alternatives, and public policies. Boston: Little, Brown, 1984. GOMIDE; PEREIRA. Capacidades estatais para políticas de infraestrutura no Brasil contemporâneo. Revista de Administração Pública, v. 52, n. 5, p. 935–955, set. 2018. SECCHI. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. Cengage Learning, 2014.