Resumo

Título do Artigo

Compra por Impulso: Um estudo com fatores cognitivos, afetivos e sociodemográficos
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Palavras Chave

Compra por impulso
Comportamento do consumidor
Marketing

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Mateus da Mata Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Carlos Henrique Gomes Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós Graduação em Administração
3 - Thacyo Bruno Custódio de Morais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA UFLA)

Reumo

Consumir é um ato enraizado nas práticas cotidianas das pessoas. Por meio do consumo de bens e serviços o consumidor consegue satisfazer suas necessidades e desejos. Se tratando de desejos, existem aqueles que surgem de forma espontânea e imediata que podem levar os indivíduos a fazer compras que não tinham a intenção, o que é denominado compra por impulso (ROOK, 1987). Nesse sentido, torna-se importante compreender o que influencia o comportamento de compra impulsiva dos consumidores.
Avaliar a relação entre as dimensões cognitivas (deliberação cognitiva e desconsideração do futuro), as dimensões afetivas (desejo irresistível de compra, emoções positivas e controle do humor) e as características sociodemográficas com a realização de compras por impulso no ambiente online.
A compra por impulso acontece quando o consumidor adquire algo de imediato, sob as forças de um desejo repentino, intenso e persistente. O impulso envolve motivações hedônicas complexas e pode gerar conflitos emocionais no consumidor. Há uma tendência da compra por impulso ocorrer sem levar em consideração as consequências da aquisição (ROOK, 1987). A compra por impulso é influenciada por diferentes fatores extrínsecos e intrínsecos aos indivíduos que envolvem cultura, economia, localização, tempo e características de personalidade (STERN, 1962).
Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo e descritivo. O público-alvo foi composto por consumidores de uma plataforma de compras online residentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Constitui-se de uma amostra não probabilística por acessibilidade e os participantes foram contatados por meio de redes sociais. Os dados foram coletados por meio de um questionário composto por variáveis quantitativas e qualitativas ordinais. As questões eram referentes a características sociodemográficas, compra por impulso e fatores cognitivos e afetivos.
Os resultados apontam para uma relação estatisticamente significativa entre a compra por impulso e os componentes cognitivos (Deliberação Cognitiva e Desconsideração do Futuro) e afetivos da impulsividade (Desejo Irresistível de Compra, Emoções Positivas e Controle do Humor). Não foram encontradas relação entre as variáveis socioeconômicas e a compra por impulso.
O estudo revela a importância dos componentes cognitivos e afetivos nas compras por impulso em ambientes online. Além disso, são identificadas relações significativas importantes para compreender o comportamento de consumo por impulso.
ROOK, D. W. The buying impulse. Journal of Consumer Research, v. 14, n. 2, p. 189-199, 1987. Doi:10.1086/209105. STERN, H. The significance of impulse buying today. Journal of marketing, v. 26, n. 2, p. 59-62, 1962.