Resumo

Título do Artigo

Caso de ensino: O Incêndio na Boate Kiss e a Importância do Sensemaking Organizacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Boate Kiss
Sensemaking
Caso de ensino

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Natalia Maria Simões Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Universidade Estadual de Londrina
2 - Luciano Munck
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Departamento de Administração - PPGA
3 - LAIR BARROSO ARRAES ROCHA SILVA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Aluno Regular
4 - Andressa Carla Palavecini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
5 - Eduardo Augusto do Rosário Contani
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Departamento de Administração

Reumo

O incêndio na Boate Kiss, localizada em Santa Maria, Rio Grande do Sul, ganhou notoriedade devido à sua grande proporção, resultando no maior número de mortes na última década, com 241 vítimas fatais e mais de 600 feridos. Uma sequência de eventos ocorreu envolvendo a Boate Kiss e o poder público para tal tragédia acontecesse. O incêndio que ocorreu na boate trouxe à tona uma miríade de contradições e conflitos, alimentando suspeitas sobre a conduta omissa, negligente e, em alguns casos, criminosa dos diversos agentes envolvidos.
Os estudos do Sensemaking, situados dentro do paradigma Interprativista, buscam oferecer uma análise do papel do Poder Público e das organizações como Sensemakers para a sociedade. Essa abordagem permite uma compreensão abrangente e contextualizada das complexidades envolvidas no incêndio da Boate Kiss, incluindo o impacto das políticas, a eficácia das ações governamentais, as lacunas e falhas no sistema, a negligência empresarial e as necessidades não atendidas e as pistas que foram apresentadas antes de um desastre ocorrer, mas não receberam a interpretação correta.
As informações mencionadas são provenientes de reportagens publicadas tanto na época do incêndio como anos após, incluindo entrevistas e o livro “Todo dia a mesma noite” escrito por Daniela Arbex, que relata detalhes do incêndio, principalmente no capítulo XIV “fechando os olhos” aborda com detalhes a ações dos agentes organizacionais.
Este estudo de caso é apropriado para cursos de liderança, mudança organizacionais e gestão de crises, especialmente ao abordar a perspectiva sistêmica que podem provocar tragédias (de menor ou maior porte). Além disso, pode ser aplicado em cursos de Administração, em disciplina como Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica e Mudança Organizacional e no desenvolvimento de executivos para exemplificar o papel das lideranças em situações de crise organizacional.
Para manter o caso atualizado e acompanhar o andamento do processo, recomenda-se consultar o site https://www.tjrs.jus.br/novo/caso-kiss/noticias/ - Notícias do Caso Boate Kiss. Encontra informações atualizadas sobre o processo e poderá acompanhar o desenrolar do caso. E o livro Todo dia a mesma noite” escrito por Daniela Arbex, que relata detalhes do incêndio