Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING E VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES EM SALVADOR-BAHIA
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Palavras Chave

Inteligência artificial
Vulnerabilidade do Consumidor
Marketing

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Camila Filadelfo Teixeira Regis
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração da UFBA
2 - LUCIANA ALVES RODAS VERA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO / UFBA

Reumo

O marketing é um campo que tem sido impactado pela inteligência artificial (IA). Entretanto, é relevante ressaltar que a utilização da IA no marketing pode levantar questões éticas e de privacidade, pois nem todos os usuários têm conhecimento desse uso, encontrando-se em estado de vulnerabilidade. Neste contexto, o uso da inteligência artificial no comportamento do consumidor pode aumentar a vulnerabilidade dos indivíduos, pois a IA pode ser usada para coletar e analisar dados pessoais dos consumidores sem o seu conhecimento e consentimento.
Diante deste contexto, a pergunta de pesquisa deste estudo é: Como o uso da inteligência artificial pode contribuir para uma potencialização do estado de vulnerabilidade do consumidor? Portanto, o objetivo geral deste estudo é compreender como o uso da inteligência artificial pode contribuir para uma potencialização do estado de vulnerabilidade do consumidor.
A IA está cada vez mais presente nas estratégias de marketing das empresas, trazendo melhorias como aprimoramento da experiência do cliente e otimização das operações (WARNER; WÄGER, 2019). Mas, embora a IA tenha muitas vantagens em termos de personalização e eficiência na comunicação com os consumidores, pode criar vulnerabilidades para esses indivíduos. A vulnerabilidade do consumidor na era da IA ​​pode ser definida como a capacidade limitada do consumidor em compreender e controlar o uso de seus dados pessoais e tomar decisões sobre sua privacidade (BRILL, 2018).
Este estudo segue abordagem qualitativa, com o uso de entrevistas semiabertas com 20 consumidores de smartphones em Salvador, explorando suas experiências sobre o uso da IA ​​no marketing e como isso pode contribuir para a vulnerabilidade do consumidor. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, permitindo identificar padrões e contribuições relevantes.
As entrevistas trouxeram insights sobre formas de abordagem e quantidades de anúncios. Dentre os 20 entrevistados, 6 afirmaram que gostam dos anúncios e gostam de ficar realizando compras. No entanto, tiveram 14 entrevistados que relataram que se sentem vigiados e sufocados com a quantidade de anúncios. Outro fator é sobre a vulnerabilidade acerca dos dados, pois os entrevistados sabem que concordaram com os “termos de uso” do aparelho celular, porém afirmam não leram as páginas, pois os textos são enormes e eles sabem que se não concordarem com os termos, não podem usufruir.
O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, principalmente através dos smartphones, o que acaba passando despercebido pelos consumidores. Isso provoca uma vulnerabilidade no consumidor, especialmente em conhecimentos tecnológicos, resultando em impactos positivos e negativos no consumo e na qualidade de vida do mesmo. É essencial que haja um aumento na discussão sobre IA na sociedade, a fim de disseminar informações sobre essa tecnologia e suas aplicações que já fazem parte do cotidiano de muitas pessoas, mesmo que elas não tenham conhecimento disso.
BRILL, T. M. Siri, Alexa and other digital assistents: a study of costumer satisfaction with intelligence artificial applications. PhD Thesis. University of Dallas, 2018. LEAL, J. S. et al. “OLÁ, POSSO TE AJUDAR?”: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A VULNERABILIDADE DO CONSUMIDOR. FACES Journal, 2021. OLIVEIRA, D. R. L. et al. “O futuro presente”: influência da inteligência artificial na qualidade de vida do consumidor. 2021. WARNER, K. SR; WÄGER, M. Building dynamic capabilities for digital transformation: An ongoing process of strategic renewal. Long range planning, v. 52, n. 3, 2019.