Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA COBRANÇA DE INGRESSOS NOS JOGOS DE FUTSAL E BASQUETE DO CORINTHIANS: UM ESTUDO DE CASO
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Palavras Chave

Planejamento
Implementação da Estratégia
Gestão da Mudança

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Roberto Toledo Rodrigues Junior
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - Adalberto A. Fischmann
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA
3 - Edilson de Azevedo Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA-USP

Reumo

O objetivo deste estudo de caso é analisar quais fatores contribuem ou atrapalham a gestão da mudança na implementação do planejamento estratégico utilizado para mudar a cultura da cobrança de ingressos nos jogos das equipes de alto rendimento de futsal e basquete do Sport Club Corinthians Paulista (SCCP) que até o mês de julho de 2022, tinham entrada franca.
Quais eram os motivos pelos quais o SCCP não fazia a venda de ingressos e como foi feita a mudança de cultura que alterou esse contexto fazendo com que o clube passasse a obter receitas com a venda de ingressos para os jogos das equipes esportivas de futsal e basquete.
Como os esportes de alto rendimento do clube não são autossustentáveis e os patrocínios não suportam todos os custos dos projetos de basquete e futsal, ao fazer uma partida com entrada gratuita o clube deixava de arrecadar importantes recursos que poderiam amortizar custos dessas equipes.
Implementação estratégica para que o clube passasse a cobrar ingressos nos jogos das equipes que participam da Liga Nacional de Futsal (LNF) e do Novo Basquete Brasil (NBB), competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), competições que o SC Corinthians realiza no Ginásio Wlamir Marques, ginásio principal situado dentro do clube no Parque São Jorge.
Em menos de um ano de projeto foram obtidos ótimos resultados financeiros, com o clube criando uma nova linha de receita que arrecadou quase meio milhão de reais e também resultados positivos quanto a mudança de cultura que foi assimilada pelos torcedores que assimilaram essa nova fase e passaram a pagar pelos ingressos.
Utilização abordagem do paradigma do “descongelar”,” mover” e “recongelar” que apresentaram como o Corinthians realizou esse processo. O trabalho também contribui preenchendo uma lacuna relacionada com estudos acerca da implementação da estratégia em cobrança de ingressos para que outras entidades similares possam analisar a viabilidade dessa mudança em seus projetos esportivos.