Resumo

Título do Artigo

REDES SOCIAIS EMPREENDEDORAS E EFFECTUATION: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E APONTAMENTOS PARA PESQUISAS FUTURAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Empreendedorismo
Redes Sociais
Effectuation

Área

Empreendedorismo

Tema

Redes de Empreendedores, Desenvolvimento Regional e Microempreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ana Eliza Galvão Cortez
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - NATAL
2 - Fernando Antonio de Melo Pereira Lhamas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Gabriela Figueiredo Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA
4 - Dinara Leslye Macedo calazans
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Afrânio Galdino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

Reumo

A effectuation está se tornando um ponto-chave para o comportamento de rede que ocorre na ausência de objetivos claros. As ideias sobre o que pode ser feito com os meios disponíveis são um elo que faltava para entender o desenvolvimento de redes. A origem social para a effectuation ainda precisa ser explorada, havendo a necessidade de considerar o papel e a natureza das redes pré-existentes do empreendedor de forma mais completa.
Esta pesquisa tem como ponto de partida a seguinte questão: Qual o progresso e fluxo dos estudos conduzidos sobre redes sociais empreendedoras e a abordagem effectuation? No intuito de compreender as relações sobre redes sociais empreendedoras e a abordagem effectuation, julgou-se oportuno a realização de uma revisão sistemática da literatura.
O presente artigo conduziu uma revisão sistemática, que busca pesquisar, avaliar e sintetizar as evidências já publicadas e sistematizá-las. Seguiu as diretrizes de Page et al. (2021) e Kitchenham e Charters (2007). As buscas das publicações foram realizadas pelo Portal de Periódico da Capes, dado que este é um acervo científico digital composto por bases de pesquisa relevantes para o campo da Administração. Foram utilizados os termos social networks e effectuation para a busca de artigos sobre o tema de interesse.
Percebeu-se que a maioria são artigos recentes, com maior volume de publicações a partir de 2019. Muitos autores estão envolvidos nas publicações e poucos constam em mais de um artigo. Dentre os estudos com maior grau de relevância para o tema e maior potencial de oferecer robustez teórica, destacam-se o de Engel, Kaandorp e Elfring (2017), o de Kerr e Coviello (2020), Galkina e Atkova (2020) e Bai et al. (2021). A maioria dos artigos consta em meios de publicação focados em Empreendedorismo; Administração geral e Negócios internacionais.
Os resultados evidenciam que as pesquisas sobre os temas são recentes, e a maioria foi publicada nos últimos quatro anos (2019-2022). Os artigos exploraram questões de pesquisas associadas aos seguintes temas: desenvolvimento de teorias sobre o processo de formação de redes empreendedoras, os elementos que compõem as redes sociais empreendedoras, e a atuação de redes em contextos ainda pouco explorados. Destacamos a boa aceitação da lógica effectuation para investigação de redes empreendedoras.
Engel, Y., Kaandorp, M., & Elfring, T. (2017). Toward a dynamic process model of entrepreneurial networking under uncertainty. Journal of Business Venturing, 32(1), 35-51. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2016.10.001 Kerr, J., & Coviello, N. (2020). Weaving network theory into effectuation: A multi-level reconceptualization of effectual dynamics. Journal of Business Venturing, 35(2), 105937. https://doi.org/10.1016/j.jbusvent.2019.05.001