Resumo

Título do Artigo

Análise Bibliométrica da Retenção e Persistência dos Alunos no Ensino Superior: um Quadro Geral das Principais Correntes Temáticas-Teóricas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Retenção
Persistência
Bibliometria

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - MARCOS ANTONIO MAIA LAVIO DE OLIVEIRA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BRAGANÇA PAULISTA - Bragança Paulista/SP
2 - Cristina Keiko Yamaguchi
Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciuma - SC
3 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial Barra Funda
4 - Anderson Antônio de Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - MEMORIAL

Reumo

A retenção de alunos de ensino superior é um conceito relacionado à oferta, ou seja, um tema ligado às ações desenvolvidas por instituições de ensino superior (IES) para reter alunos. É um conceito importante para os gestores institucionais (até pelas implicações nos fluxos de receitas) e para o governo e suas agências (que se preocupam com questões relacionadas com o retorno do investimento de dinheiros públicos no ensino superior) (Ortiz-Lozano et al. 2020).
Visando trazer luz ao conhecimento diverso e fragmentado sobre retenção e persistência de alunos em IES, realizamos neste estudo bibliométrico uma análise das principais bases teóricas de retenção e persistência através da técnica de análise de cocitação com mapeamento gráfico. Neste sentido, este artigo tem como objetivo organizar e sintetizar as principais bases temáticas-teóricas de retenção e persistência de alunos em IES, respondendo à questão de pesquisa “quais são as bases temáticas-teóricas que sustentam as pesquisas em retenção e persistência de alunos em ensino superior?”.
Algumas das questões que envolvem a evasão no ensino superior estão relacionadas aos constrangimentos e oportunidades que todos os jovens enfrentam durante o seu tempo no ensino superior. Fatores importantes na decisão de desistir incluem, por exemplo, má escolha do curso; redes de apoio social limitadas; e falta de “ajuste” entre aluno e IES (Christie et al., 2004). Algumas pesquisas têm destacado os problemas de restrição financeira dos alunos. Por exemplo, o sucesso no ensino superior para estudantes de grupos socioeconômicos mais baixos e de origens desfavorecidas.
Com base nos clusters identificados na análise de cocitação, propomos uma estrutura que sintetiza as principais correntes de pesquisa sobre retenção e persistência do aluno no ensino superior. Esta estrutura apresenta a retenção centro cercada por 7 bases temáticas-teóricas: 1) fatores diversos de evasão; 2) evasão do iniciante; 3) teorias psicológicas; 4) modelos de predição; 5) necessidade de pertencimento; 6) teorias integradoras; e 7) ferramentas de retenção.
Cada um dos 7 temas identificados nesta bibliometria contribuem de maneira isolada ou interdependente para os estudos de retenção e persistências no ensino superior. Entretanto, ainda há algumas questões de pesquisas identificadas. Por exemplo: Personalidades maximizadoras ou satisfacientes moderam a relação entre o desempenho do aluno e a intenção de persistir? Como a integração de diferentes bancos de dados podem colaborar para as pesquisas em evasão e retenção de ensino? Como tecnologias de conhecimento baseadas em IA (ex.: ChatGPT) influenciam na retenção?
Kah, E. (2013). Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, 38(5), 758-773 Tinto, V. (1997). Classrooms as Communities: Exploring the Educational Character of Student Persistence.The Journal of Higher Education, 68(6), 599-623. Veenstra, P., Dey, E., & Herrin, G. (2009). A Model for Freshman Engineering Retention. Advances in Engineering Education, 1(3), 1-33. Yorke, M., & Thomas, L. (2003). Improving the Retention of Students from Lower Socio-economic Groups. Journal of Higher Education Policy and Management, 25(1), 64-75.