Resumo

Título do Artigo

É POSSÍVEL INOVAR EM ORGANIZAÇÕES QUE TEM NA TRADIÇÃO A FONTE DA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL? Um estudo sobre Capacidades Dinâmicas em restaurantes longevos
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Palavras Chave

Inovação e Tradição
Restaurantes Longevos
Identidade Organizacional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Samantha Frohlich
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM
2 - Camilla Fernandes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - PPGADM

Reumo

A teoria das Capacidades Dinâmicas explica como as organizações se renovam ao longo do tempo e renovam s competências, a fim de atender ou antecipar as demandas e condições de mercado e manter a vantagem competitiva. As CDs envolvem processos construídos ao longo do tempo que normalmente são difíceis de replicar devido à sua natureza. Na busca pela renovação, as organizações tradicionais enfrentam o desafio de usar as CDs para inovar enquanto precisam preservar sua identidade organizacional, representada pelo conjunto de significados constituídos pela imagem construída com os stakeholders.
Com base na literatura de Capacidades Dinâmicas (Teece, Pisano & Shuen, 1997) e Identidade Organizacional Albert e Whetten (1985), esta pesquisa teve como objetivo compreender os desafios que restaurantes longevos têm para usar as CDs e inovar quando sua identidade organizacional é interpretada como um recurso estratégico. Neste estudo, as organizações longevas são representadas por restaurantes que possuem símbolos e significados de tradição culinária, fundados por famílias de imigrantes com mais de 30 anos e situadas na cidade de São Paulo-Brasil.
As CDs são normalmente difíceis de replicar devido à sua natureza complexa, uma vez que envolvem mudanças em valores, cultura, competências e recursos, o que pode levar décadas para se tornar realidade (Basque & Langley, 2018). Por envolver estes aspectos, as CDs podem estar inter relacionadas com a Identidade Organizacional (IO), além de desafiar a cultura organizacional ao provocar mudanças radicais e diferentes das suas atividades essenciais, quanto reforçar a identidade ao causar mudanças alinhadas aos valores da organização.
A abordagem da pesquisa é qualitativa, o método é o estudo de caso, com entrevistas realizadas com proprietários dos restaurantes, e a técnica de análise utilizada é a análise narrativa.
Os principais resultados revelam que os principais desafios se dão principalmente entre a negociação dos sócios, pressão do mercado para acompanhar e sobreviver às mudanças, e aprender a inovar sem perder a Identidade Organizacional observada como um recurso estratégico para o negócio que contribui para preservar a tradição do negócio.
O presente estudo teve como objetivo compreender os desafios que restaurantes longevos têm para usar as capacidades dinâmicas e inovar quando sua identidade organizacional é interpretada como um recurso estratégico. Para tanto, foram apresentados três casos de restaurantes longevos que ainda que digam respeito a “tradições” provenientes de culturas distintas, demonstram semelhanças e peculiaridades em seus processos, principalmente no que tange aos desafios enfrentados diante da necessidade de inovar sem obliterar as identidades organizacionais constituídas ao longo do tempo.
Albert, S., & Whetten, D. A. (1985). Organizational identity. Research in organizational behavior. Basque, J., & Langley, A. (2018). Invoking Alphonse: The founder figure as a historical resource for organizational identity work. Organization Studies, 39(12), 1685-1708. Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, 18(7), 509-533. Dacin, M. T., Dacin, P. A., & Kent, D. (2019). Tradition in organizations: A custodianship framework. Academy of Management Annals, 13(1), 342-373.