Resumo

Título do Artigo

LAST MILE LOGISTICS: o uso e as preferências dos consumidores do Distrito Federal e Entorno acerca das formas de entrega no e-commerce.
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Palavras Chave

Last Mile Logistics
e-commerce
preferência do consumidor

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Caio de Souza Chaves
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Darcy Ribeiro
2 - Vanessa Cabral Gomes
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE
3 - Emilia de Oliveira Faria
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Centro de Desenvolvimento Sustentável
4 - Jorge Luis Triana Riveros
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Grupo de pesquisa

Reumo

O e-commerce e a logística de distribuição se relacionam fortemente e a área em comum mais sensível e que tem avançado recentemente é a Last Mile Logistics (LML), que consiste na etapa final do processo de entrega. Esta é a parte do processo “mais cara e menos eficiente da cadeia de suprimentos”. A LML tem se aprofundando em soluções buscando melhorar a eficiência do processo. Nesse sentido, observa-se o avanço de soluções de LML em todo o mundo. No caso do Brasil, soluções mais sofisticadas ainda não são viáveis, e soluções menos tecnológicas e autônomas estão sendo implementadas.
Observa-se uma falta de estudos relacionados ao tema tratando da região do DF e Entorno. Com isso, considerando trabalhos nacionais e comparando com trabalhos estrangeiros, observa-se que as soluções mais avançadas de LML ainda estão num estágio inicial no Brasil em comparação com as práticas já adotadas em grandes centros urbanos da América do Norte e, especialmente, da Europa Nesse sentido, de modo a preencher essa lacuna da literatura, este trabalho tem por objetivo analisar o uso e as preferências dos consumidores do DF e Entorno acerca das formas de entrega no e-commerce.
Last Mile Logistics (LML - Logística da Última Milha) refere-se a “a última etapa do processo de entrega”. Esse conceito vem sendo estudado e destacado, pois é a parte menos eficiente e complexa da cadeia de suprimentos . Chama-se também atenção para a importância das atividades de LML nas entregas de encomendas. Dentre os custos envolvidos em todo o processo de entrega, os custos de LML constantemente alcançam e ultrapassam 50% dos custos totais. Entre as soluções para o LML encontradas no mundo estão Veículos de Mercadorias Leves, Pontos de Coleta (automáticos ou não), drones, entre outros.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, cuja abordagem é de caráter quali-quantitativo. O procedimento técnico adotado foi o questionário, cuja coleta de dados se deu por meio de questionário estruturado disponibilizado na internet. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo. A população foi constituída pela população do DF e Entorno que faz compras pela internet, e a amostra foi de 404 respondentes. O instrumento utilizado foi o questionário, elaborado pelos autores, com base em Oliveira et al. (2017), de Joerss et al. (2016) e Zanotto (2022).
Verificou-se que a forma de entrega preferencial é a em domicílio pela comodidade e praticidade. Entretanto, tendo em vista que os atributos mais valorizados foram rapidez da entrega e preço de frete, e comodidade foi o menos citado, demonstra-se que soluções que se destaquem nesse sentido tendem a ser mais valorizadas. Nesse caso, os pontos de coleta automáticos foram apontados como uma alternativa viável. Além disso, observa-se que uma parcela considerável reporta dificuldades na entrega ao endereço residencial, e os pontos de coleta também se mostram como uma solução viável a esse ponto.
Os principais resultados apontam que o modelo de entrega predominantemente preferido é a entrega em domicílio pela praticidade e comodidade. Por outro lado, a entrega em pontos de coletas automáticos demonstra potencial de uso, porém requer condições mais vantajosas como frete mais barato ou grátis, prazo de entrega mais curto e boa distribuição dos lockers pela cidade, para evitar grandes deslocamentos para a coleta.
ALLEN, J. et al. Understanding the impact of e-commerce on last-mile light goods vehicle activity in urban areas: The case of London. Transportation Research Part D: Transport and Environment, [s. l.], v. 61, n. July 2017, p. 325–338, 2018. DE QUEIROZ, Alessandro; JÚNIOR, Djalma Silva Guimarães. LAST MILE TRIPS: infraestrutura de distribuição logística em cidades inteligentes e as experiências da prestação do serviço na Região Metropolitana de Recife – PE. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, [s. l.], v. 10, p. 1–15, 2022.