Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO FERRAMENTA INDUTORA DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: análise de uma plataforma em uma instituição de ensino profissional e tecnológico
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Aprendizagem organizacional
Educação Corporativa
Plataforma

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Cinthia Moura Frade
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I - João Pessoa
2 - Alisson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa

Reumo

O contexto organizacional é marcado por influências internas e externas, assim, é necessário que as organizações se adaptem as mudanças e forneçam respostas rápidas ao ambiente, de forma que possam se posicionar estrategicamente no mercado. É preciso difundir conhecimento, trazer ações que possam fortalecer a aprendizagem dos colaboradores, construir novas ideias a partir do aprendizado adquirido, somar esforços e interagir para o desenvolvimento de inovações e soluções. Posto que, a capacidade de compartilhar conhecimento agrega valor e facilita o aprendizado (USMAN; AHMAD; BURGOYNE, 2019).
A pesquisa buscou analisar uma plataforma de aprendizagem corporativa, cujo foco está no desenvolvimento de competências em seus colaboradores, por meio da aprendizagem, fomentando valores e autodesenvolvimento, a partir de cursos relacionados às áreas técnica, social e de gestão, correspondendo às práticas docentes nas unidades de educação. O problema de pesquisa foi: Como uma plataforma de educação corporativa contribui para a aprendizagem organizacional? Com o objetivo de compreender a percepção dos gestores sobre a contribuição da plataforma para a dinâmica da aprendizagem organizacional.
Em um ambiente complexo e dinâmico, as organizações buscam, por meio de processos de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento, desenvolver vantagens competitivas sustentáveis. Aquelas que se posicionam para criar conhecimento possuem mais vantagem competitiva, tendo em vista o gerenciamento adequado dos recursos e capital humano (KRYSCYNSK; COFF; CAMPBELL, 2021). Assim, o conhecimento como recurso é essencial, pois condiciona a elaboração de estratégias internas para influenciar a busca pela maximização do desempenho organizacional, além da competitividade (ZAIM et al., 2018).
A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa básica (MERRIAM, 2002) e a natureza exploratória. A realização foi em uma escola técnica profissionalizante e sua escolha se deu por se tratar de uma unidade centralizada na capital de Pernambuco com mais demandas operacionais e estratégicas, por ofertar mais cursos para a população, e por alcançar a meta de horas de acesso à plataforma, estabelecida pela unidade matriz em 2022. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado, o qual foi aplicado com dois gestores e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016).
Os resultados revelaram que a plataforma é vista como uma ferramenta que promove o desenvolvimento de competências, apoia a gestão e melhora a eficiência operacional, em que pese a divergência nas respostas dos gestores quanto ao engajamento dos colaboradores nesse recurso. Entretanto, foram apontados como desafios a adaptação à modalidade de ensino à distância, a necessidade de promover um ambiente propício para a aprendizagem e a importância de conscientizar os colaboradores sobre os benefícios da participação na plataforma para o desenvolvimento profissional.
A aprendizagem organizacional pode ser considerada, no âmbito do presente estudo, como o fomento de ações que possibilitam o desenvolvimento das pessoas dentro da empresa. Com isso, a criação de plataformas para educação corporativa é compreendida como um instrumento importante na busca pela construção dinâmica para o aprendizado individual e coletivo em uma organização. Sendo assim, destacamos a importância de estratégias de incentivo, comunicação e atualização contínua da plataforma para promover um maior engajamento dos colaboradores e melhoria da aprendizagem organizacional.
ARGYRIS, C.; SCHÖN. Organizational Learning II: Theory, Method, and Practice. Boston: Addison-Wesley, 1996. KIM, D. The Link between Individual and Organizacional Learning. Sloan Management Review, v. 35, n. 1, p. 37-50, 1993. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company. New York: Oxford University Press, 1995. SÖZGÜN, Z.; ALTINAY, Z.; BERIGEL, M.; KARAL, H.; ALTINAY, F. A practice of e-learning platform in fostering professional development. Quality & Quantity: International Journal of Methodology, Springer, vol. 52(1), pages 79-92, December, 2018.