Resumo

Título do Artigo

ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO SOCIAL: CARACTERÍSTICAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ecossistemas de Inovação Social.
Inovação Social.
Análise bibliométrica.

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Nhatallia Laranjeira Amorim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
2 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A temática de Ecossistemas de Inovação Social - EIS vem se destacando cada vez mais, tanto por discutir sobre os desafios sociais, ambientais, políticos e culturais, sem deixar de incluir o econômico, como também por incluir formas de inovação aplicadas para impactar positivamente no desenvolvimento de determinado grupo ou grupos de pessoas ou comunidade.
Essa foi a principal relevância para desenvolvimento da presente pesquisa acerca desse assunto, compreender como o tema tem sido abordado pelas pessoas no campo de estudo, especificamente qual a dinâmica das pesquisas no meio científico. Para tanto, o presente estudo propõe o seguinte objetivo de pesquisa: Analisar quais as principais características da produção científica sobre Ecossistemas de Inovação Social.
Pel et al. (2020) definem Ecossistemas de Inovação Social como sistemas complexos de interação entre as múltiplas partes interessadas (stakeholders), visando objetivos comuns a serem alcançados. Nesse sentido, existem acordos entre os atores da rede, que inclui ajuda mútua no processo de criação e compartilhamento das IS.
Observou-se que a temática tem sido pouco explorada nos últimos anos no campo científico. Isso foi observado ao analisar as publicações desde 2011 até o ano de 2023, em que a sequência de publicações se mantém constante na quantidade de 0 (zero) e 1 (um) durante anos, representando um déficit nas publicações científicas acerca da temática de EIS, mesmo com pequenos aumentos nos últimos cinco anos.
Para alcançar o objetivo de pesquisa, analisou-se as características da produção científica sobre EIS por meio de uma análise bibliométrica. Para tanto, foram utilizadas duas bases de dados, a Web of Science e a Scopus, em que foi possível analisar produções científicas relacionadas à temática em questão.
PEL, B.; et al. Unpacking the social innovation ecosystem: an empirically grounded typology of empowering network constellations. Innovation: The European Journal of Social Science Research, 33(3), 311–336, 2020. doi:10.1080/13511610.2019.1705147.