Resumo

Título do Artigo

ADAPTAÇÃO DAS AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE AO CENÁRIO DIGITAL: um estudo de casos múltiplos em Salvador - BA
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Palavras Chave

Agência de publicidade
Transformação digital
Industria 4.0.

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Paula Cerviño Carvalho
EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - Salvador
2 - LUCIANA ALVES RODAS VERA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO / UFBA
3 - Pâmela de Souza Dias
UNIVERSIDADE DE ITAÚNA (UI) - Departamento de Administração

Reumo

O mercado publicitário destaca-se quando se considera o fluxo de capital envolvido, consequência de uma significativa quantidade de serviços prestados. No que se refere a Salvador - BA, a Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP, 2017) revelou que, só através das agências de propaganda sediadas em Salvador - BA, o mercado baiano de publicidade movimentou uma verba correspondente a R$ 690 milhões no ano de 2016. Porém, a transformação digital trouxe impactos que afetam a economia, as empresas, os governos, as pessoas e o trabalho. Dessa forma, faz-se necessária a adaptação das agências.
O presente artigo buscou responder o seguinte problema de pesquisa: quais são as percepções, dos profissionais das agências de Publicidade e Propaganda de Salvador – BA, sobre as mudanças ocorridas pelo cenário digital? Dessa forma, o objetivo do trabalho foi compreender a percepção dos profissionais das agências de Publicidade e Propaganda de Salvador – BA, sobre as mudanças advindas do cenário digital.
O trabalho discute algumas temáticas, a fim de contextualizar a importância do artigo. São abordados aspectos relacionados ao histórico das agências de publicidade, ao contexto atual das agências de publicidade, além do mercado publicitário de Salvador - BA, e a transformação digital e Indústria 4.0.
Foi feito um estudo de casos múltiplos e apresentado um roteiro semi-estruturado de entrevista. Utilizou a análise de conteúdo como método de análise de dados, com entrevistas em profundidade com profissionais do mercado publicitário de Salvador - BA.
Como principais resultados, notou-se a necessidade de adaptação das agências de publicidade frente a esse novo cenário de transformação digital. Foram apresentados os principais desafios encontrados pelas agências estudadas para adaptar as suas estruturas, fluxo de trabalho e profissionais para conseguir acompanhar a mudança de mercado que passou a ser digital.
Foi possível perceber que as agências de publicidade estão no processo de adaptação. Um novo modelo para o atendimento de novas demandas que surgiram nessa nova era ainda está sendo consolidado e é imperativo que as agências e seus profissionais entendam que o mercado publicitário, assim como todos os âmbitos da economia, sempre passará por mudanças.
ABAP-BA. Estudo do mercado baiano de comunicação - 2019. ABAP, (2020). Disponível em ABMP. Estudo do mercado baiano de comunicação - 2016. ABMP, (2017). Assis, F. A. A., Dias, I. De S., & De Oliveira, T. D. (2019). Considerações às opiniões de consumidores online: um estudo de caso para a gestão de um comércio virtual. Revista Vianna Sapiens, 10(1), 29. Barbosa, G; Rabaça, A. (2002). Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro. Editora Campus.