Resumo

Título do Artigo

Risk-Taking na Indústria de Fundos de investimentos em ações e a Incerteza da Política Econômica
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

fundos de investimentos
risk-taking
incerteza da política econômica

Área

Finanças

Tema

Apreçamento de Ativos

Autores

Nome
1 - Sabrina Espinele da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
2 - CAROLINA MAGDA DA SILVA ROMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Robert Aldo Iquiapaza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD
4 - Marcos Vinicius Lopes Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - DTECH - Departamento de Tecnologia

Reumo

Utilizando-se de inúmeros conhecimentos, os gestores criam valor por meio da gestão ativa, no entanto, o valor dessas habilidades para o investidor é afetado por diversos fatores, entre eles o ambiente competitivo, as condições do mercado e a estrutura do fundo. Em relação às condições do mercado, cabe observar como aspectos relacionados à incerteza, especificamente a incerteza da política econômica, podem influenciar as escolhas em relação ao nível de risco a ser assumido pelos gestores.
O objetivo desta pesquisa foi analisar como as decisões de assumir riscos dos gestores (risk-taking) de fundos de investimentos em ações se alteram em função de períodos de grande incerteza da política econômica, especialmente durante períodos como o da crise da COVID-19.
Espera-se encontrar nos fundos carteiras que atendam as expectativas de retorno e risco de seus cotistas, porém já é bastante discutido que a relação entre os investidores e os gestores/companhias de fundos de investimentos envolvem problemas de agência potenciais.
Para tal fim, foram estimados modelos de regressões com fundos de investimentos em ações ativos do Brasil, entre o período de 2012-2022, segregando também a amostra em períodos de alta e baixa volatilidade do mercado.
Os principais resultados apontaram que, a incerteza da política econômica afeta negativamente o risk-taking dos gestores de fundos, tornando-os mais conservadores. Além disso, mostraram que, no mercado brasileiro, os gestores de fundos vencedores tendem a aumentar o risk-taking em períodos de alta volatilidade do mercado.
Existe influência da incerteza da política econômica sobre o risk-taking de gestores de fundos de investimentos em ações no Brasil.
YAROVAYA, L.; MIRZA, N.; ABAIDI, J.; HASNAOUI, A. Human Capital efficiency and equity funds’ performance during the COVID-19 pandemic. International Review of Economics & Finance, v. 71, p. 584–591, 2021. ZHANG, D.; HU, M.; JI, Q. Financial markets under the global pandemic of COVID-19. Finance Research Letters, v. 36, p. 101528, 2020. ZHANG, W.; ZHANG, X.; TIAN, X.; SUN, F. Economic policy uncertainty nexus with corporate risk-taking: The role of state ownership and corruption expenditure. PacificBasin Finance Journal, v. 65, p. 101496, 2021.