Resumo

Título do Artigo

“O QUE TE MOVE?”: UMA ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO DOS PÓS-GRADUANDOS EM ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Teoria da Autodeterminação.
Motivação.
Pós-Graduação.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Débora Dias Resende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Pós-Graduação Doutorado Administração UFLA, Lavras, Minas Gerais.
2 - LAIZE ALMEIDA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA

Reumo

A motivação é essencial para o desempenho de qualquer tarefa (Guerrini, 2022), especialmente ao tratar-se do ambiente acadêmico, onde a complexidade e as exigências são elevadas. Na pós-graduação, a motivação é um fator importante para garantir a conclusão do programa e dar seguimento na carreira acadêmica, ademais, alunos motivados tendem a ficar mais satisfeitos com o seu programa de pós-graduação, consequentemente mais propensos a concluí-lo no prazo e apresentar um melhor desempenho acadêmico (Costa & Soares, 2017).
Este artigo analisa a motivação dos estudantes de pós-graduação em administração de uma universidade federal em Minas Gerais à luz da teoria da autodeterminação.
O referencial teórico foi divido em dois tópicos. O primeiro consiste em contextualizar a pós-graduação no Brasil, em especial na área da administração. O segundo tópico apresenta a motivação à luz da teoria da autodeterminação. A teoria, elaborada por Richard M. Ryan e Edward L. Deci, em 1981, busca compreender a interação ativa da pessoa com o seu ambiente, ou seja, foca no vínculo entre o sujeito e o contexto, por acreditar que esta conexão afeta diretamente a qualidade da saúde do indivíduo (Silva, Wendt & Argimon, 2010).
O método utilizado foi o estudo qualitativo básico, a coleta de dados ocorreu por meio das entrevistas semiestruturadas e como técnica complementar a pesquisa documental. Foram realizadas 12 entrevistas com estudantes de mestrado e doutorado, tanto bolsistas quanto não bolsistas, de diversas áreas de pesquisa do programa de pós-graduação em administração. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Os pós-graduandos se encontram motivados intrinsecamente com o seu objetivo de vida de se tornarem professores. Em relação à pós-graduação, a motivação que se sobressai é a motivação extrínseca apresentando variedade conforme as situações e atividades. A regulação externa e introjetada são predominantes nas atividades e aulas que não são de interesse dos estudantes, já a regulação por identificação e integrada, é evidenciada nas aulas/atividades de interesse. Portanto, percebe-se que a motivação é influenciada pelo grau de interesse dos pós-graduandos na atividade desempenhada.
Os pós-graduandos apesar de vivenciarem realidades distintas, em geral, citam desafios semelhantes ao cursarem a pós-graduação. Os entrevistados fazem algumas sugestões que poderiam melhorar a sua qualidade de vida, mas para promover um processo de transformação deve-se iniciar com o diálogo, a integração, a participação e uma maior autonomia do estudante na pós-graduação. Se esses aspectos forem intensificados, a motivação dos pós-graduandos pode modificar-se aproximando da regulação intrínseca, gerando benefícios coletivos.
Costa, A. F., & Soares, A. B. (2017). A motivação na pós-graduação: uma revisão integrativa da literatura. Revista Ciência & Saberes, 3(1), 61-76. Guerrini, D. (2022). Campo científico, reconhecimento e motivação profissional em programas de pós-graduação do sul do Brasil. Dados, 66. Silva, M. A., Wendt, G. W., & Argimon, I. L. (2010). A teoria da autodeterminação e as influências socioculturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, 16(2), 351-369.