Resumo

Título do Artigo

ESTUDO COMPARATIVO DA INTEGRAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS DE DUAS MULTINACIONAIS ALOCADAS NO BRASIL BASEADO NA NACIONALIDADE DA MATRIZ DA EMPRESA.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cultura
Fusão
Integração

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Michelle Akemy Martino Tanaka
Fundação Instituto de Administração - FIA - Gestão de Pessoas
2 - Eliane Ferreira dos Santos
Fundação Instituto de Administração - FIA - Pinheiros

Reumo

Com o aumento das fusões e aquisições nos últimos anos e o crescimento de investimento de capital estrangeiro, é possível perceber cada vez mais a influência de estrangeiros e da cultura de outros países no Brasil.
Este estudo pretende analisar o impacto das práticas destas diferentes nacionalidades na cultura organizacional e na integração dos funcionários em empresas multinacionais alocadas no Brasil, que passaram pelo processo de compra.
Utilizou-se como suporte teórico o estudo de cultura organizacional por nacionalidade de Geerd Hofstede realizado na década de 1970 com os funcionários da IBM Corporation. com mais de 100.000 questionários em 40 países (Hofstede, 1980).
Para esse estudo foi realizado um estudo comparativo de dois casos, por meio de entrevistas com HRBPs (Business Partner de Recursos Humanos) de duas empresas. No primeiro caso, foi escolhida uma empresa de telecomunicações que foi comprada por outra, cuja matrizes são de nacionalidades diferentes, para isso foi escolhido uma empresa de matriz americana comprada por uma empresa de matriz mexicana. No segundo caso, duas empresas de peças automotivas com matrizes de nacionalidade alemã.
A análise pretendia analisar se haveria um impacto na integração dos funcionários a nacionalidade de cada empresa. E ficou claro com as entrevistas que existe sim um impacto, uma vez que os valores são mais intrínsecos a cultura nacional do que a cultura organizacional, e esses valores refletem nas práticas organizacional, nos seus símbolos e valores
Concluiu-se que que há diferenças culturais baseadas na nacionalidade das matrizes das empresas, mesmo que elas estejam alocadas no Brasil, e que estas impactam na integração dos funcionários. As práticas compostas por rituais, símbolos e heróis, são influenciadas pelos valores da cultura dos diferentes países (Hofstede, 1908) e tanto a área de Recursos Humanos quanto os gestores podem minimizar estes impactos de integração com ações voltadas à socialização.
HOFSTEDE, Geert. National cultures, organizational cultures, and the role of management. Values and ethics for the 21st century. Madrid: BBVA, p. 459-81, 2011. HOFSTEDE, Geert. Geert Hofstede cultural dimensions. 2009. HOFSTEDE, Geert. Geert Hofstede. National cultural dimensions, p. 2-7, 2010.