Resumo

Título do Artigo

SIMBIOSE INDUSTRIAL E REDES DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Simbiose Industrial
Redes de inovação
Cooperação

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Gabriele da Cunha Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Juliana Moreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Gabriel Gusso Mazzo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botânico
4 - ÉDIPO VINICIUS COSTA PINTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
5 - Fernanda Salvador Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

Os atores globais começam a repensar o papel da indústria e seus fornecedores. Logo, é necessário buscar alternativas para minimizar os efeitos em relação ao meio ambiente e conciliar com o bem-estar da humanidade. Nesse contexto, a Redes de Inovação (REI) e Simbiose Industrial (SI) apresentam-se como alternativas para minimizar os efeitos em relação ao meio ambiente e conciliar com o bem-estar da humanidade.
Portanto, este estudo se propõe a realizar uma revisão sistemática da literatura internacional para investigar o que tem sido pesquisado e publicado sobre a interação entre REI e SI.
A Ecologia Industrial (EI) é uma abordagem que estuda sistemas industriais considerando os sistemas ao seu redor, visando otimizar ciclos de materiais e energia. A Simbiose Industrial (SI) é um subconjunto da EI, focado em relacionamentos mutuamente benéficos entre indústrias. A SI promove eficiência dos recursos, economia circular e redução de impactos ambientais, trazendo benefícios econômicos. A pesquisa proposta investiga a sobreposição entre SI e redes de inovação, contribuindo teoricamente e promovendo melhorias nas práticas de SI.
Esta revisão sistemática da literatura utilizou do método bibliométrico, e ao longo da revisão bibliometria, aplicou-se o fluxo de trabalho Preferred Reporting Items for Systematic Reviews (PRISMA). Os dados foram coletados nas bases Web of Science (WoS) e Scopus no dia 22 de maio de 2023. A chave combinatória utilizada foi: ("industrial symbiosis" and "network*" and "innovation"), com os seguintes critérios de filtragem: (1) por tópico, (2) todos os tipos de documentos; (3) artigo, artigo de conferência e revisão e (4) período temporal de 2000 a 2023. A amostra final é de 33 artigos.
O estudo usou o software VoSViewer para analisar a coocorrência de termos em SI e REI. Cinco clusters temáticos foram identificados: uso de recursos, cooperação estratégica, inovação nos modelos de negócio, potencial das redes e redes de inovação. Pesquisas futuras devem explorar o valor dos negócios em rede de simbiose verde, compreender o comportamento dos stakeholders e analisar os efeitos da cooperação em rede. Esses resultados fornecem insights valiosos para pesquisas futuras sobre a temática, destacando a importância da sustentabilidade, cooperação e inovação na simbiose industrial.
Este estudo investigou a integração entre redes de inovação (REI) e simbiose industrial. As indústrias aproveitam as REI para estabelecer conexões simbióticas e compartilhar recursos, impulsionando novos negócios e promovendo a transição para indústrias sustentáveis ao reduzir impactos ambientais, promover a inovação e o desenvolvimento regional. O estudo conclui que há uma interpolação importante a ser aprofundada em estudos sobre SI e REI. Essa sobreposição de temas concentra-se principalmente ao redor de aspectos de cooperação e inovação, formando um elo entre os conceitos estudados.
ZENG, S.; XIE, X.; TAM, C. Relationship between cooperation networks and innovation performance of SMEs. Technovation, v. 30, n. 3, p. 181-194, 2010. NEVES, A. et al. A comprehensive review of industrial symbiosis. Journal of Cleaner Production, v. 247, 2020.