Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA MATURIDADE ORGANIZACIONAL NO DESEMPENHO DE PROJETOS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE VAREJO
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Palavras Chave

Gerenciamento de projetos
Maturidade
Varejo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Operações

Autores

Nome
1 - Lucas Soci de Souza
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - higienópolis
2 - Ricardo Palou
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
3 - William Bocater de Souza
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Marisa Padovani
Escola Politécnica / USP - Cidade Universitária - Butantã
5 - Veridiana Rotondaro Pereira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Escola de Engenharia

Reumo

O estudo tem como objetivo avaliar o nível de maturidade em gerenciamento de projetos, utilizando o modelo proposto por Prado (2021), e analisar seu impacto na gestão do portfólio. Observou-se que apenas 20% dos projetos em carteira em 2022 alcançaram sucesso em relação aos critérios de custo, prazo e escopo, indicando que a maturidade organizacional se encontra em estágios iniciais. O estudo investiga o nível de maturidade alcançado pela empresa e sua possível relação com a desestruturação do escritório de projetos, visando auxiliar a empresa no aprimoramento de suas práticas de gerenciamento
A empresa varejista brasileira enfrenta um cenário de alta concorrência e demandas dos clientes por experiências únicas. Além disso, o setor de varejo sofreu um impacto significativo devido à pandemia do COVID-19, resultando no fechamento de 75 mil pontos de vendas. Diante desse contexto, as empresas têm priorizado projetos estratégicos para alcançar diferenciação competitiva, destacando a necessidade de uma maturidade organizacional sólida para o sucesso desses projetos.
A análise revelou que a empresa possui maior afinidade com os níveis "Conhecido" e "Padronizado" de maturidade, indicando esforços na criação de uma linguagem comum sobre gerenciamento de projetos. No entanto, foram identificadas iniciativas isoladas de planejamento e controle de projetos, atribuídas ao trabalho do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO) no último ano, apesar de sua desmobilização devido a restrições financeiras. A empresa precisa fortalecer as competências comportamentais, técnicas e contextuais dos colaboradores para aprimorar habilidades interpessoais e contextuais.
A intervenção proposta é direcionada ao aprimoramento das competências comportamentais, técnicas e contextuais dos colaboradores, visando fortalecer as habilidades necessárias para uma cultura colaborativa e eficiente. Isso contribuirá para uma gestão mais eficaz do portfólio de projetos, alinhada com a estratégia da empresa.
Os resultados indicaram que a empresa apresenta uma maturidade organizacional em estágios iniciais, com potencial para melhorias significativas. A análise revelou a existência de iniciativas isoladas de planejamento e controle de projetos, impulsionadas pelo trabalho anterior do PMO. No entanto, ainda há desafios a serem superados para fortalecer as competências dos colaboradores e promover uma cultura colaborativa e eficiente.
Além dos benefícios diretos para a empresa estudada, este estudo abre espaço para futuras pesquisas que possam adaptar as estratégias metodológicas às realidades das empresas, permitindo uma avaliação da maturidade em projetos em diferentes contextos organizacionais. Essa contribuição tecnológica-social visa melhorar as práticas de gerenciamento de projetos em empresas do setor varejista, impulsionando sua competitividade e eficiência no mercado.