Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A INTENÇÃO DE ADOCÃO DA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN NO SETOR PÚBLICO ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Blockchain
Setor Público
Intenção de adotar

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Heloisa Helena Miguel Pavan
FUCAPE Business School - Vitória
2 - Olavo Venturim Caldas
FUCAPE Business School - Vitória/ES
3 - Francisco Antonio Bezerra
FUCAPE Business School - Vitória
4 - Diego Rodrigues Boente
FUCAPE Business School - Vitória

Reumo

O estudo analisa os fatores que influenciam a intenção de adoção da tecnologia blockchain no setor público estadual do Espírito Santo. A abordagem foi quantitativa, descritiva, com corte transversal. A amostra contou com 105 gestores e funcionários da área de TI. Os constructos avaliados foram vantagem relativa, complexidade, transparência da informação, suporte da alta administração e o suporte do governo. Os resultados mostraram a relação positiva entre a transparência da tecnologia e o suporte da alta administração com a intenção de adoção da tecnologia blockchain no setor público estadual.
A pesquisa teve como objetivo verificar os fatores que influenciam a intenção de adoção da tecnologia blockchain no setor público estadual do Espírito Santo. O seguinte problema de pesquisa é apresentado: os fatores vantagem relativa, complexidade, transparência da informação, suporte da alta administração e suporte do governo afetam a intenção de adoção da tecnologia blockchain no setor público estadual do Espírito Santo?
Para fundamentar as hipóteses e alcançar o objetivo do estudo, foram utilizadas duas estruturas teóricas de adoção de tecnologia: a estrutura TOE, que indica que a intenção de uma organização adotar uma tecnologia é influenciada por fatores tecnológicos, ambientais e organizacionais e o Modelo TAM de Aceitação da Tecnologia, utilizado para explicar as motivações e os impedimentos à intenção de adoção de tecnologia (Choi et al., 2020), aplicando, neste modelo, os estudos de Moore e Benbasat (1991).
Adotou-se uma abordagem quantitativa, descritiva, com corte transversal para coletar dados primários, usando amostragem não probabilística por conveniência. A população alvo da pesquisa foram gestores e funcionários da área de TI do setor público estadual, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos órgãos independentes, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Espírito Santo. Para a coleta de dados, elaborou-se um questionário eletrônico na plataforma Google Forms,
A pesquisa identificou que para compreender a tecnologia blockchain, é necessário ter um certo nível de conhecimento técnico. Ademais, muitas vezes, as iniciativas governamentais não são percebidas na prática sendo necessário desenvolver conhecimento sobre as principais características e benefícios da tecnologia, bem como, sobre os riscos que a sua implementação pode acarretar. Os níveis de percepção dos benefícios da tecnologia e o suporte da alta administração sugerem maior nível de intenção de adoção.
Os resultados demonstram que há uma relação positiva entre a transparência da tecnologia e o suporte da alta administração com a intenção de adoção da tecnologia blockchain no setor público estadual. O papel moderador dos riscos percebidos atua como fator inibidor na intenção de adoção da tecnologia. Em relação à associação causal positiva do fator ambiental suporte do governo, da vantagem relativa tecnológica e a intenção de adoção da tecnologia no setor público, não foram encontrados suportes estatísticos suficientes.
Choi, D., Chung, C. Y., Seyha, T., & Young, J. (2020). Factors affecting organizations’ resistance to the adoption of blockchain technology in supply networks. Sustainability, 12(21), 1-37. https://doi.org/10.3390/su12218882 Moore, G. C., & Benbasat, I. (1991). Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information Systems Research, 2(3), 192-222. https://doi.org/10.1287/isre.2.3.192