Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E O VALOR DE MERCADO
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Palavras Chave

Responsabilidade Social Empresarial
Valor de Mercado
Teoria dos Stakeholders

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Kelvin Felipe Guedes
FACULDADE SANTA TEREZINHA (CEST) - São Luís
2 - Hugo Leonardo Menezes de Carvalho
Centro Universitário Santa Terezinha - Cest - Faculdade de Administração

Reumo

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) se refere as práticas exercidas de forma espontânea pela empresa em questões independentes de obrigação externa cuja execução passou a ser objeto de estudos quanto a sua real motivação. Os modelos convencionais de gestão estão pautados na riqueza dos acionistas. Em contraposição, baseado na Teoria dos Stakeholders, as organizações não devem se limitar ao interesse dos acionistas, mas sim a todos os agentes com quem ela se relaciona. Logo, existe dúvidas de como os gestores decidem e priorizam acerca desse alinhamento.
Qual a relação existente entre a prática de Responsabilidade Social Empresarial e o valor de mercado da empresa? Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a relação existente entre a prática de Responsabilidade Social Empresarial e o valor de mercado da empresa.
Os estudos publicados acerca de Responsabilidade Social Empresarial, também conhecida como Responsabilidade Social Corporativa, é uma temática discutida desde 1953 (CARMO, 2015) e presente, inclusive com a vertente de ESG (Environmental, Social and Governance) que trata dos pilares da RSE no contexto contemporâneo (MILANI et al., 2012). Ela aponta que as organizações precisam alinhar os seus interesses aos anseios e expectativas de suas partes relacionadas (BRONSTEIN, 2021) que são denominadas de stakeholders, dando origem aos pressupostos da chamada Teoria dos Stakeholders (FREEMAN, 1984).
Para tanto, realizou-se regressão linear múltipla com amostra de 28 empresas listadas na B3, com dados do período de 2017 a 2022, em que a variação do preço das ações foi a variável resposta e o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) a variável independente principal junto com outras de controle tais como: Produto Interno Bruto (PIB), Tamanho do Ativo e Margem Líquida.
Tanto a correlação quanto a regressão indicam resultados interessantes, com o resultado do R² e do sinal de negativo de direção, a variação do preço das ações não se dá no mesmo sentido que o PIB e da presença da empresa no ISE, evidenciando, portanto, que as práticas de responsabilidade social empresarial não estão necessariamente relacionadas a apenas a maximização de valor do acionista. Ademais, esse resultado se comunica com o estudo de Rezende, Nunes e Portela (2008) no sentido de que a carteira com as empresas do ISE tem retorno é semelhante aos índices de ações convencionais.
Os resultados evidenciaram que, para o período analisado, houve significância estatística para a relação testada, mas que a correlação encontrada foi diferente daquela esperada. Isso pode indicar que as práticas de RSE das empresas estejam relacionadas a outros indicares que não o valor de mercado.
BEZERRA-DE-SOUSA, I. G; MORAIS, R. L; TAKAHASHI, A. R. W; SEGATTO, A. P. O valor social gerado por empresas sociais. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 13, n. 2, 2020. CARNEIRO CATRIB, I; ANTONIO CAVALCANTE, M; ANDRÉ ROCHA, E. Marketing e teoria dos stakeholders: Uma revisão de literatura. Revista Fatec Zona Sul, v. 9, n. 2, 2022. DMYTRIYEV, D; FREEMAN, R. Edward; HÖRISCH, Jacob. The Relationship between Stakeholder Theory and Corporate Social Responsibility: differences, similarities, and implications for social issues in management. Journal Of Management Studies, v. 58, n. 6, 2021.