Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE DADOS PARA APOIO À TOMADA DE DECISÃO: ESTUDO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO RAMO FARMACÊUTICO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Análise Preditiva de Dados
Competitividade
Tomada de Decisão

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Ilton Luiz Assi
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo Higianópolis
2 - ALMIR MARTINS VIEIRA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)
3 - FERNANDO NASCIMENTO ZATTA
HMZ Consultoria de Negócios, Governança, Auditoria e Controles - Empresa

Reumo

O objetivo deste estudo é contribuir para o aumento da competência dos gestores na identificação de melhores estratégias comerciais para racionalizar os processos de tomadas de decisão baseadas nos resultados da pesquisa. A unidade de estudo considera o contexto organizacional constituindo por uma empresa familiar de pequeno porte, a qual tem como fator limitador de atuação, proposições e ações que sejam determinadas pelo desejo, motivação, compreensão e cultura organizacional criada por seu fundador (SCHEIN, 2017).
O proprietário é ex-funcionário do ramo farmacêutico com carreira iniciada na função de balconista, tornando-se empreendedor em 1984, com 18 anos de idade, auxiliado financeiramente pelo seu pai na aquisição da farmácia. Possui formação educacional com segundo grau incompleto. Verifica-se que sua experiência profissional, dedicação, resiliência e relacionamento são fatores críticos de sucesso para a sustentabilidade e longevidade da sua organização.
Certamente cada gestor possui diferentes capacidades ou competências, estilos de gestão e de compressão dos insights gerados pela aplicação de APD e BI, que de forma causal gerarão mudanças significativas ou não para a organização. Assim, essa mudança necessita ser iniciada no íntimo do gestor, ou seja, necessitando entender com profundidade o que será mudado e qual será o benefício gerado para o negócio. Em relação ao estudo realizado na farmácia, optou-se pela utilização de um sistema de análise de dados utilizando um banco de dados SQL PBI (TURBAN et al., 2008).
Em relação à composição do banco de dados, foi estabelecido para este estudo um corte temporal de 4 meses, relativo aos meses de agosto a novembro de 2022, no qual foi gerado um conteúdo que proporcionou uma tabela com mais de 28 mil linhas de transações, para que fossem contemplados todos os cupons fiscais do período determinado, contendo as seguintes informações: data, número do cupom fiscal e produtos neles registrados.
O processo de relacionamento do banco de dados em um dashboard, fornece e estimula a melhora do processo de tomada de decisão potencializada por meio de interpretações combinadas utilizando apresentações gráficas de agrupamentos (produtos, clientes com cartão fidelidade, rentabilidade por grupo) e ajustes de foco de gestão em busca de maior e melhor efetividade e resultado financeiro organizacional. Também cria novas formas de análises, como, por exemplo, na análise das formas de pagamento. O PBI também expõe uma falha de sistema que apresentou 50% dos dados como não identificados no sistema.
O presente estudo de análise e mineração de dados, considerado pequeno e a aplicado a uma pequena empresa, apresenta um novo campo de prestação de serviço e aprendizagem, confirmado de forma empírica que independentemente do tamanho da organização podendo utilizar ferramentas de BI e APD para obter insights importantes para o desenvolvimento organizacional, potencializando o processo de aprendizagem individual e organizacional