Resumo

Título do Artigo

Como as transformações digitais afetam as cooperativas de crédito? O caso de uma cooperativa de crédito da região sul do Brasil
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Transformação digital
Sistema Financeiro Brasileiro
Cooperativa de Crédito

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Tatiane Toso Bertolla
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus Chapecó
2 - Nelson Santos Machado
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus de Chapecó
3 - Maria Vitoria Anschau Sperry
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba
4 - Luciana Davi Traverso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH

Reumo

Nesta pesquisa, investigou-se como os dirigentes de uma Cooperativa de Crédito percebem e se mobilizam frente às mudanças do ecossistema financeiro, com a utilização em larga escala das tecnologias de informação e comunicação potencializada pelo uso massivo dos recursos da internet, a partir da expansão das fintechs e dos bancos digitais.
Objetivo geral: analisar as transformações digitais dos serviços financeiros, associadas às estratégias das fintechs, e os efeitos em uma cooperativa de crédito da região sul do Brasil. Objetivos específicos: avaliar o panorama geral do sistema financeiro brasileiro a partir das transformações digitais; contextualizar o sistema cooperativo de crédito; analisar a criação das fintechs e sua forma de atuação; construir a matriz SWOT para avaliar os efeitos das fintechs na cooperativa de crédito; apresentar possibilidades que a cooperativa de crédito pode incorporar das fintechs.
O sistema financeiro brasileiro passa por transformações impulsionadas pelo avanço da tecnologia digital, com estímulo do Bacen, inclusive nos aspectos de regulação. A expansão acelerada das fintechs, acompanhada pelos bancos digitais e pelas bigtechs, coloca em cheque a forma de atuação dos bancos tradicionais. Neste contexto, as cooperativas de crédito, também com apoio do Bacen, que reconhece seu papel, sofre pressão para acelerar seu processo de digitalização, com as dificuldades de uma atuação marcadamente de proximidade com seus associados e com as comunidades regionais que atendem.
A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e explicativo, com o método de estudo de caso único. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete dirigentes da Cooperativa de Crédito em estudo, complementadas com pesquisa documental. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo.
A Cooperativa de Crédito tem como principal pilar o relacionamento próximo e de confiança com os associados, que tem as opções de atendimento físico e digital, com predominância presencial. Ainda requer investimentos para consolidar a conta digital, especialmente em mídia para atingir público que quer as comodidades da internet. Permitiu a elaboração de matriz SWOT como subsídio à definição de estratégias. Contribuiu para que os dirigentes da Cooperativa fizessem uma profunda reflexão acerca da condição no cenário atual e projetassem estratégias para lidar com os desafios presentes e futuros.
Indubitavelmente, o mercado financeiro brasileiro passa por mudanças significativas, e a polarização da internet contribui sobremaneira para a mudança de hábito dos usuários no consumo de produtos e serviços financeiros. A pandemia do Covid-19 acelerou este processo nos períodos de isolamento social. Cabe às cooperativas de crédito investirem recursos e energia para acelerar a digitalização das suas operações, sem perder a essência da proximidade dos associados e do vínculo com as comunidades regionais.
BANCO CENTRAL DO BRASIL – BACEN. Fintechs de crédito e bancos digitais. Estudo Especial, 89. Brasília, DF, 2020. BARROSO, M.; LABORDA, J. Digital transformation and the emergence of the Fintech sector. Digital Business, p. 100028, 2022. CAMPANELLA, F. et al. FinTech in the financial system: Towards a capital-intensive and high competence human capital reality? Journal of Business Research, v. 155, p. 113376, 2023. FURLANETTO, C. D. M. et. al. Capitalismo Consciente...: Um Estudo em uma Cooperativa de Crédito sob a Perspectiva do Sensemaking. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, 2023.