Resumo

Título do Artigo

Novani Brindes – Novo público para presentes personalizados, nova estratégia de marketing digital
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Palavras Chave

Marketing digital
Marketing de midias sociais
Produtos personalizados

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - STELA CRISTINA HOTT CORREA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Ciências Sociais Aplicadas/GV
2 - Naiara de Oliveira Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares
3 - Roberta Soares da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares
4 - Karen Esmeralda Rodrigues Miguel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Governador Valadares

Reumo

O caso retrata uma empresa de produtos personalizados que atua no mercado B2B e que em dado momento recebe a demanda do público do mercado B2C em seus canais digitais. Inicialmente as vendas aumentam, mas depois caem porque as estratégias utilizadas no mercado B2B não se sustentam no mercado B2C. O caso coloca o aluno na posição da gestora que deve decidir novas estratégias de marketing digital com base nos dados de uma pesquisa que revela o perfil do novo público-alvo, o valor percebido nos presentes personalizados e a descrição da jornada do cliente de presentes personalizados.
Este caso de ensino tem por objetivos levar o aluno a: (1) analisar os fatores determinantes para que as ações de marketing digital sejam ações estratégicas; (2) planejar ações estratégicas de marketing digital; (3) alinhar as ações de marketing digital com outras ações de comunicação de marketing; (4) fazer uma reflexão acerca do alinhamento necessário entre as ações de marketing digital com as demais decisões do composto mercadológico e com a análise do negócio como um todo.
Entrevista em profundidade com os proprietários da empresa; Observação em loco do portfólio de produtos e de seu processo produtivo; Seis entrevistas em profundidade com clientes atuais da empresa; Realização de grupo focal com pessoas do segmento do público-alvo da empresa; Análise das redes sociais e do e-commerce da empresa; Estudo do mercado de produtos personalizados a partir de dados secundários; Pesquisa exploratória de informações disponíveis em jornais e na mídia em geral. Todas as entrevistas foram gravadas, seus áudios foram transcritos e analisados por meio de análise de conteúdo.
Marketing, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Marketing de Mídias Sociais, e-Commerce, Planejamento de Mídia Digital, Relacionamento com o Consumidor e Gestão de Leads.
Kiso, R. (2021). Unbound marketing - Como construir uma estratégia exponencial usando o marketing em ambiente digital. DVS Editora. Vollrath, M. D., & Villegas, S. G. (2022). Avoiding digital marketing analytics myopia: Revisiting the customer decision journey as a strategic marketing framework. Journal of Marketing Analytics, 10(2), 106–113. Yanaze, M. H., Barsano, P. R., Yanaze, L. K. H., Almeida, E., & Campos, A. de. (2022). Marketing digital: Conceitos e práticas (1st ed.). Saraiva Uni.