Resumo

Título do Artigo

Homem ou Máquina? Um estudo exploratório do desempenho do Chat GPT 3.5 no Exame de Suficiência do CFC
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência Artigicial
Chat GPT
Contabilidade

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - José Carlos Ramos de Oliveira Junior
Faculdade FIPECAFI (FIPECAFI) - São Paulo
2 - AHMED SAMEER EL KHATIB
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade

Reumo

Chat GPT é um chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que é projetado para fornecer interações conversacionais semelhantes às humanas. Ele é construído em cima dos modelos GPT-3.5 e GPT-4 da OpenAI e funciona reunindo dados da internet escritos por pessoas e usando previsões de computação para responder a perguntas e consultas inseridas pelos usuários.
Mas, afinal, seria a máquina capaz de superar o ser humano na resolução de testes ou exames de qualificação? Para responder essa questão, o presente artigo tem como objetivo explorar o nível de acerto do ChatGPT nos exames de Suficiência (1º Exame de Suficiência de 2022) e de Qualificação Técnica do CFC (edição de 2023).
Em geral, esses estudos anteriores destacam tanto o potencial do ChatGPT quanto suas limitações e preocupações éticas, enfatizando a necessidade de mais pesquisas sobre segurança e ética, bem como a importância de regulamentação adequada para garantir a utilização responsável da tecnologia gerativa de linguagem.
Os resultados mostram que o chatbot obteve aproveitamento superior a 50% em todos os testes aplicados, índice suficiente para aprovação de um candidato.
Constatou-se que o ChatGPT obteve aproveitamento superior de 50% para todos os exames a que foi submetido, o que é suficiente para a aprovação de um candidato nos exames de Suficiência e Qualificação Técnica. Porém, ressalta-se que outras diversas variáveis precisam ser analisadas para a apuração de um resultado preciso, como, por exemplo, a dificuldade das questões, grau de treinamento da IA para entendimento do assunto e treinamento prévio em área específica, já que o ChatGPT pode tratar de diversos assuntos e não apenas de assuntos específicos como contabilidade, economia ou finanças.
Alshater, M. (2023). Exploring the Role of Artificial Intelligence in Enhancing Academic Performance: A Case Study of ChatGPT. https://ssrn.com/abstract=4312358 Alshurafat, C. H. (2023). The usefulness and challenges of chatbots for accounting professionals: application on. https://ssrn.com/abstract=4345921 Aydin, Ö., & Karaarslan, E. (2023). Is ChatGPT Leading Generative AI? What is Beyond Expectations? APA. https://www.researchgate.net/publication/367525655 Baidoo-Anu, D., & Ansah, L. O. (2023). Education in the Era of Generative Artificial Intelligence (AI): Understanding the Potential Bene