Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA SIMPLIFICADA PARA DIFERENTES TECNOLOGIAS DO CICLO DIESEL
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Palavras Chave

Avaliação do Ciclo de Vida
Ciclo Diesel
CO2

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Lucas Pereira Caetano
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Escola Politécnica - Engenharia Industrial (de Produção)
2 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração

Reumo

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta útil para dimensionar e expor os crescentes impactos ambientais causados por produtos e processos industriais, principalmente quando estes possuem uma cadeia de suprimentos complexa, como é o caso dos combustíveis do ciclo diesel (diesel A, biodiesel éster e HVO). Utilizando a ACV simplificada, esse estudo buscará responder qual o combustível do ciclo diesel que, nas etapas de transporte e consumo, são os que geram menos emissões de CO2 na atmosfera, utilizando esse indicador como forma de quantificar os impactos ambientais desses produtos.
O efeito estufa tem no homem o principal contribuinte para sua intensificação, o CO2 é o principal GEE de origem humana e o seu tempo de permanência na atmosfera pode chegar a 200 anos. Nessa seção são apresentados dados relativos a emissões de CO2 nos subsetores da matriz energética e na sequência, no setor de transportes (mais relevante em emissões), detalhando essas emissões por modal e por tipo de carga através de um benchmarking entre diversos países.
Aqui são detalhadas as cadeias produtivas do diesel convencional (diesel A) e do biodiesel éster, sendo estas as 2 tecnologias mais difundidas no país. Além disso, o HVO é apresentado como alternativa tecnológica aos 2 outros combustíveis, e são explicadas as diferenças e limitações de cada produto. Em seguida, é explicada a dinâmica de transporte dos combustíveis no país, uma vez que os pontos de produção estão localizados a distâncias significativas dos pontos de demanda. Objetiva-se por fim analisar o impacto ambiental das 3 principais tecnologias (atuais e futuras) do Ciclo Diesel.
Optou-se por limitar a ACV das tecnologias analisadas às etapas de distribuição e consumo. Outro recorte do escopo será o geográfico, uma vez que o estudo se limitará ao território nacional, e o temporal, limitando a análise à demanda energética do Ciclo Diesel em 2020. A abordagem metodológica escolhida é a quantitativa, e o parâmetro comparativo entre os diferentes cenários foi a emissão de CO2 no transporte de cargas como forma de dimensionar o impacto ambiental de cada tecnologia alternativa, comparando-as com a tecnologia mais utilizada atualmente (diesel convencional).
5 cenários avaliados: Histórico, 100% diesel A, 15% de biodiesel éster na mistura, 15% e 100% de HVO na mistura. Principais resultados obtidos: emissão de CO2 total no transporte de combustíveis por cenário e no consumo do ciclo diesel por cenário; comparação das emissões por etapa da ACV (transportes x consumo) e por cenário. O cenário com o melhor desempenho de redução de CO2 é o 100% HVO, já que a mistura não é limitada e a emissão do biocombustível é inferior à do derivado de petróleo. Qualquer biocombustível possui emissão de CO2 inferior ao diesel A na etapa de consumo da ACV.
Apesar do biodiesel éster gerar menos CO2 por litro que o HVO, sua limitação na mistura reduz seu potencial de impacto na redução das emissões, pois ele não pode ser usado sem misturar com o diesel A, ao contrário do HVO. Conclu-se que a ACV se mostrou uma metodologia interessante para se avaliar de forma abrangente diversas tecnologias que possuem especificidades ao longo da sua cadeia de suprimentos, como temos nos biocombustíveis. Espera-se que esse estudo seja um incentivador de outras pesquisas que aplicam a ACV em alternativas de transição energética,