Resumo

Título do Artigo

Liderança Implícita: O Protótipo do Líder Militar para Diferentes Gerações
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Liderança Implícita
Coortes Geracionais
Organizações Militares

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Liderança e suas Dimensões

Autores

Nome
1 - Ana Paula Grillo Rodrigues
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Cristiano José Castro de Almeida Cunha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento
3 - Solange Maria da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CAD (Departamento de Ciências da Administração)

Reumo

Nos contextos em que a liderança pode ser estudada,o contexto militar, escolhido para essa pesquisa, traz algumas peculiaridades, como a formalidade nas relações e um sistema próprio de estratificação hierárquica. Os liderados percebem no seu líder características que eles valorizam, criam protótipos do líder e a capacidade de influência desse líder tende a aumentar. Pessoas pertencentes a coortes geracionais diferentes tendem a criar protótipos de líderes de diferentes formas, influenciados por crenças, valores e prioridades, apresentados como consequência da época em que vivem e são criados.
Na literatura, encontram-se poucos trabalhos que abordam a liderança implícita em diferentes coortes geracionais. Focando no meio militar, é possível encontrar trabalhos voltados para diferenças de percepção de cultura ou de bem-estar em diferentes gerações (SMALIUKIENE; BEKESIENE, 2020), porém existe uma lacuna de pesquisa ao abordar os temas da liderança implícita, para diferentes gerações no meio militar. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi identificar e analisar os protótipos do líder para diferentes coortes geracionais em uma organização militar.
Para Northouse (2013) Liderança é um processo pelo qual um indivíduo influencia um grupo de indivíduos para atingir um objetivo comum. Os liderados organizam suas percepções a partir de esquemas cognitivos que especificam características e comportamentos formando concepções sobre a imagem do líder, chamados de protótipos (STERNBERG, 2000; EPITROPAKI; MARTIN, 2004). Mannheim (1993) percebe as diferenças geracionais nas atitudes, valores e comportamentos das pessoas como resultados de eventos econômicos, políticos e sociais compartilhados, e as define como coorte geracional.
Para chegar ao objetivo proposto, escolheu-se a técnica de grupos focais no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O registro das informações foi feito no Excel, seguindo a abordagem da análise temática de Braun e Clarke (2006), dividida em 6 etapas: familiarização de dados, codificação de dados, busca dos temas, revisão dos temas, definição e revisão dos temas, elaboração do relatório. Agrupou-se os tópicos, por semelhança e, a partir deles, foram encontrados subcaracterísticas. O agrupamento das subcaracterísticas e características.
Realizou-se a Análise Temática dos dados para encontrar o protótipo do líder no contexto militar, que identificou 20 subcaracterísticas, agrupadas em 6 características. Nas Características Intrapessoais, Características Emocionais, Características Sociais, Características Morais, Características e Características Técnicas. As três coortes geracionais analisadas, Baby Boomers, Geração X e Geração Y, apresentaram peculiaridades no protótipo do líder.
Os Baby Boomers valorizam a amizade com os líderes, para eles é importante que o líder seja amigo e cordial. A Geração X, mais voltada ao cumprimento de normas, deseja um líder que a oriente, adequadamente, na execução de tarefas, se mostra mais pragmática. A Geração Y está mais conectada à tecnologia. Suas relações interpessoais presenciais se mostram mais frágeis, não tão necessárias para mediar decisões no ambiente organizacional. Com maior proximidade da tecnologia, se mostra mais aberta a inovação e prototipa o líder não apenas como um orientador, mas como um agente de mudanças.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative research in sport, exercise and health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 2019. FOTI, Roseanne J.; LORD, Robert G. Prototypes and scripts: The effects of alternative methods of processing information on rating accuracy. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 39, n. 3, p. 318-340, 1987. SALVOSA, Helen C.; HECHANOVA, Maria Regina M. Generational differences and implicit leadership schemas in the Philippine workforce. Leadership & Organization Development Journal, v. 42, n. 1, p. 47-60, 2021.