Resumo

Título do Artigo

Regulação, governança e sustentabilidade ambiental: RESENHA CRÍTICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Regulação
Governança
Sustentabilidade ambiental

Área

Agribusiness

Tema

Sustentabilidade nas Cadeias Agrícolas

Autores

Nome
1 - Silvia Cristina Maia Olimpio
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Altamira
2 - sérgio castro gomes
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Programa de Pós_Graduação em Administração
3 - Gleimiria Batista da Costa
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicada/ NUCSA DCC

Reumo

Análises sobre a questão ambiental constatam que existe a necessidade de uma governança em cadeias alimentares que estejam alinhadas com a adequação as regulações ambientais. Neste sentindo, insere-se nesta resenha crítica uma discussão entre os regulamentos institucionais e os mecanismos de governança no âmbito da sustentabilidade ambiental.
Tem-se o objetivo de revisitar as abordagens teóricas sobre regulações e governança a partir das análises da Nova Economia Institucional (NEI) e da Cadeia Global de Valor visando identificar importantes pontos de análises que devem ser considerados em um estudo que fundamente questões sobre a sustentabilidade ambiental em uma cadeia de valor.
A relação entre regulação e governança está diretamente relacionada ao contexto de cadeia de valor, posto que, mudanças tecnológicas e do comportamento do consumidor tornaram a produção em cadeias alimentares mais complexas e interdependentes, necessitando de um olhar agregado para a totalidade do processo de operação, distribuição, comercialização e sustentabilidade ambiental. A expansão das cadeias alimentares trouxe o crescimento econômico para muitas economias em desenvolvimento, mas está associada à exploração nas relações da exploração de trabalho, irresponsabilidade ambiental.
Neste sentido, esta resenha suscita tal discussão teórica entre regulações e os mecanismos de governança no âmbito da sustentabilidade ambiental a partir das análises da Nova Economia Institucional (NEI) e da Cadeia Global de Valor (CGV), visando identificar importantes pontos de análises que devem ser considerados em estudos que fundamentem questões sobre a sustentabilidade ambiental em cadeia de valor. O estudo o seguiu o direcionamento reflexivo e interpretativo para apresentar um mapa conceitual sobre; regulações, governança e sustentabilidade ambiental.
A resenha sobre regulamentos institucionais e governança proporcionou a compreensão de importantes pontos de análises que devem ser consideradas em estudos sobre cadeia de valor a partir da perspectiva da sustentabilidade ambiental. Foi identificado que o conceito de cadeia de valor é dificilmente tipificado quanto à questão da sustentabilidade ambiental, sendo necessário recorrer ao conceito de governança ambiental para compreender como a questão ambiental pode ser inserida no contexto de regulamentos institucionais e governança.
BURSZTYN, M.; BURSZTYN, M. Fundamentos de política e gestão ambiental: os caminhos do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2012. CHAFFIN, B.; GARMESTANI, A.; GUNDERSON, L.; BENSON, M.; ANGELER, D.; CRAIG, A.; COSENS, B.; KUNDIS, R.; RUHL, J.B.; ALLEN, C. Transformative Environmental Governance. Annu. Rev. Environ. Resour., v. 41, p. 399-423, 2016. COFFEY, B. Overlapping Forms of Knowledge in Environmental Governance: Comparing Environmental Policy Workers’ Perceptions. Journal of Comparative Policy Analysis: Research and Practice, v.17, n.3, p.215-228, 2015.