Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS SOBRE AS CADEIAS DE VALOR GLOBAIS EM UM CONTEXTO DE DESGLOBALIZAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Reshoring
Desglobalização
Análise de conteúdo

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Fabiane Fidelis Querino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA-UFLA
2 - Guilherme Vitor do Espirito Santo Adão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) - Varginha
3 - Cristina Lelis Leal Calegario
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE

Reumo

Desde a criação da Organização Mundial do Comércio (OMC) em 1995, a produção internacional passou por duas décadas de rápido e intenso crescimento, mas logo em seguida enfrentou uma estagnação (UNCTAD, 2020). A década de 2010 foi marcada por quedas dos fluxos de investimentos internacionais em ativos produtivos físicos, por consequência houve uma redução do crescimento do comércio e a circulação de bens por meio das cadeias globais de valor (CVG) diminuíram em relação ao comércio total (ZHAN, 2021).
Frente a importância do tema, vários questionamentos surgem acerca do que tem sido abordado na literatura científica: Qual o comportamento das publicações científicas sobre as CVG no contexto de desglobalização? Quais são os periódicos e países que se destacam na frente da pesquisa? Quais são as teorias e metodologias utilizadas pelos autores para tratar sobre o tema? Qual o futuro das pesquisas sobre esse tema? De tal modo que, o objetivo do estudo é investigar o comportamento da literatura científica internacional sobre as cadeias de valor globais no contexto da desglobalização.
A economia global enfrenta novos desafios, ao adaptar suas atividades para atuar em um cenário com desaceleração da economia mundial e minimizar os riscos decorrentes de uma economia mundial deprimida (KIM et al., 2020). Dessa forma, os países devem administrar seus negócios e comércio internacional sob a crescente circunstância da desglobalização (ANTRÀS, 2020). Esse contexto é especialmente crítico para as CVGs, uma vez que essas cresceram e prosperaram em um cenário de livre comércio e sem barreiras intervencionistas (CATTANEO et al., 2013; PETRICEVIC, TEECE, 2019).
Os resultados dos estudos mostram que o tema está emergindo no campo de estratégia e negócios internacionais, dado que o primeiro artigo publicado é de 2016, e que o tema atingiu o pico de publicações em 2022. Ainda foi possível verificar o grande interesse dos países desenvolvidos em relação ao tema. Sobre a autoria, o tema não apresentou um autor dominante, de modo que dos artigos que compõem a seleção, todos os autores contêm apenas um artigo publicado cada sobre as cadeias de valor globais no contexto da desglobalização.
Foi evidenciado no decorrer do trabalho o comportamento das publicações científicas nesse campo, os principais países e periódicos mais relevantes, as estruturas de cocitação e periódicos cocitados, além de uma análise de conteúdo para verificar quais são as teorias, abordagens teóricas e métodos de pesquisas empregados nos trabalhos sobre o tema. Ao longo do artigo foi possível responder às questões de pesquisa. De forma adicional, foi oferecido uma agenda de estudos futuros, no qual os pesquisadores interessados no tema podem se beneficiar e direcionar trabalhos empíricos.
KANO, Liena; NARULA, Rajneesh; SURDU, Irina. Global value chain resilience: Understanding the impact of managerial governance adaptations. California Management Review, v. 64, n. 2, p. 24-45, 2022. WITT, Michael A. De-globalization: Theories, predictions, and opportunities for international business research. Journal of International Business Studies, v. 50, n. 7, p. 1053-1077, 2019.