Resumo

Título do Artigo

Geração Z e as representações sociais acerca do mundo trabalho
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

geração Z
representações sociais
trabalho

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades

Autores

Nome
1 - Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - José Edemir da Silva Anjo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA)
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA

Reumo

As características, valores e expectativas muito distantes entre as gerações podem impactar significativamente o contexto organizacional, tendo em vista a necessidade dos gestores de rotineiramente precisarem evitar conflitos, auxiliando-os em momentos de adaptação e assimilação dos entrantes acerca das nuances existentes no grupo de trabalho (FABRICIO et al., 2018). Assim, a maior diversidade geracional no âmbito do trabalho corroborou com estudos que trouxeram tanto evidências anedóticas quanto algumas evidências empíricas (LESTER et al., 2012).
Como os jovens da geração z compreendem o trabalho? Quais as representações sociais desses jovens com relação ao mundo do trabalho?. Isto posto, este estudo objetiva compreender as representações sociais destes jovens com relação ao fenômeno “trabalho”, tendo em vista que o ato de trabalhar ao longo dos anos passa por ressignificações na medida em que transformações acontecem e dinâmicas sociais se dão sob novos formatos.
As representações são vistas como criações sociais e são, portanto, vistas como parte da realidade social, além de refletirem uma compreensão do senso comum do mundo social (WALMSLEY, 2004). A Geração Z é a mais jovem e mais nova no mercado de trabalho (ACHEAMPONG, 2021), logo, vê-se como relevante para essa pesquisa compreender suas características, valores de trabalho e a preferências de recompensa, tendo em vista a dificuldade em atrair, recrutar e reter esse grupo geracional nas organizações (ACHEAMPONG, 2021).
Nesta pesquisa prima-se pela abordagem qualitativa, portanto assume um cunho interpretativista na análise. Diante disso, optou-se pela aplicação de questionário online pelo Google Forms® chegando a 101 respondentes nessa amostra. A partir da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) este estudo estrutura-se sobre a evocação das respostas dadas a partir de estímulos indutores, definidos nesse estudo como “trabalho” e a sua “importância". A partir da análise de conteúdo se deram as discussões, utilizando também uma nuvem de palavras para ilustrar os principais achados desta pesquisa.
Constata-se que a representação social do trabalho é fruto de elementos como a diversidade dos jovens Z em termos de diferentes origens, culturas, vivências e circunstâncias, bem como a associação que fazem do trabalho como um meio de alcançarem metas, objetivos e sonhos. O trabalho como um fim é pouco presente nos questionários, mas vão em direção a ideia de realização pessoal, de dignidade humana a partir do esforço laboral, além do crescimento em diversas áreas da vida.
A importância do contexto nas elaborações dos respondentes enfatiza que as representações sociais devem ser compreendidas a partir do meio o qual são construídas. Nota-se que existe uma concordância entre as palavras e termos evocados com o significado atribuído ao trabalho pelos jovens Z. Os principais aspectos são relacionados a valores, a percepção de si mesmo, experiências pessoais, questões ideológicas. A recompensa financeira constitui-se como fundamental para a tão sonhada independência, liberdade e estabilidade, além de lhes permitir realizar suas metas, objetivos e sonhos.
ACHEAMPONG, N. A. A. Reward Preferences of the Youngest Generation: Attracting, Recruiting, and Retaining Generation Z into Public Sector Organizations. Compensation & Benefits Review, v. 53, n. 2, p. 75–97, 2021. FABRICIO, A. et al. Geração Y e sua inserção no ambiente de trabalho: Um estudo com acadêmicos de uma Universidade da Região Sul. Revista Científica Hermes, v. 20, p. 43-61, 2018. LESTER, S. W. et al. Actual Versus Perceived Generational Differences at Work: An Empirical Examination. Journal of Leadership & Organizational Studies, v. 19, n. 3, p. 341–354, 2012.