Resumo

Título do Artigo

EWOM E TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
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Palavras Chave

tomada de decisão
ewom
boca a boca

Área

Marketing

Tema

Mercados de luxo e outros novos mercados

Autores

Nome
1 - Rodrigo Censi
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Pedra Branca
2 - Graziela Oste Graziano
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - PPGA
3 - Alvaro Jose de Souto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Campus Florianópolis

Reumo

Dentro da área de marketing é, há muito tempo, conhecida e estudada a temática marketing boca a boca. Nos últimos anos, em virtude da popularização da tecnologia da informação, o marketing boca a boca ganhou uma nova modalidade, o boca a boca eletrônico, em inglês chamado de eletronic Word Of Mouth (eWOM). Derivado do boca a boca tradicional, há mais de 60 anos introduzido na literatura. O boca a boca (WOM - Word Of Mouth) vem sendo revitalizado, ganhando novo formato, em especial pelo impulso trazido pela internet (Dellarocas, 2003). A proliferação de tecnologias digitais permi
A pesquisa tem como problema: quais autores, quais países, fontes, cocitações, temas relacionados, tem sido objeto de publicações considerando a combinação eWOM e tomada de decisão? O presente artigo apresenta como objetivo uma análise bibliométrica considerando a combinação das temáticas eWOM e tomada de decisão.
O boca a boca é a informação sobre produtos transmitida de indivíduos para indivíduos. O boca a boca pode ser positivo ou negativo para as empresas, visto que as discussões informais entre os consumidores, impulsionadas pela popularização das mídias sociais, podem influenciar para o sucesso ou fracasso de um produto ou serviço. Atualmente o empenho por compartilhar e pesquisar feedback em diferentes plataformas, antes de uma compra tem destacado o papel fundamental das comunidades online em fomentar o processo básico do boca a boca. Essa situação ampliou ainda mais a importância do boca aboca
Ao longo dos últimos 14 anos o número de artigos publicados envolvendo as temáticas eWOM e tomada de decisão e derivações dessas expressões, vem aumentando, sendo que em apenas duas situações houve decréscimo de um ano para o outro, de 2013 para 2014 e de 2017 para 2018. Ao se analisar as palavras chave mais utilizadas, observa-se em maior número eWOM (67 vezes), em seguida decision making (42 vezes) e em terceiro lugar online reviews (23 vezes). Ao analisar os 10 (dez) artigos publicados mais citados, 3 (três) deles tem seus autores ligados a instituições dos Estados Unidos; 3 (três) da China
Buscou-se identificar as fontes mais citadas, ao se considerar os artigos publicados com a combinação das temáticas "eWOM" e "Tomada de Decisão", que resultaram: "Computers in human behavior" com 9 documentos e 939 citações, "International journal of hospitality management" com 5 documentos e 935 citações, "Decision Support Systems" com 5 documentos e 883 citações, "Telematics and informatics" com 6 documentos e 202 citações e "electronic commerce research and applications" com 5 documentos e 179 citações
Adjei, M.T., Noble, S.M. and Noble, C.H. (2010), “The influence of C2C communications in online brand communities on customer purchase behavior, Journal of the Academy of Marketing Science, Vol. 38 No. 5, pp. 634-653. Au Yeung, C., Iwata, T. (2011), “Strength of Social Influence in Trust Networks in Product Review Sites,” presented at the Fourth ACM International Conference on Web Search and Data Mining, New York. Marketing, 22(2), 154–161. https://doi.org/10.1177/002224295702200205. Brown, Jacqueline J., and Peter H. Reingen (1987), “Social Ties and Wordof-Mouth Referral Behavior,” Journal of