Resumo

Título do Artigo

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE CARREIRA ESPORTIVA DE MULHERES: SPORT CAREER FEMALE
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Carreira
Mulheres
Revisão integrativa

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Diversidade, Diferença e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - THATIANA STACANELLI TEIXEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE/PPGA

Reumo

Atualmente existe uma flexibilização na construção das carreiras, levando em consideração a avocação -conjunto de interesses e aptidões que norteiam a escolha da profissão, em que o interesse pessoal passa a ser relacionado à escolha e desenvolvimento da carreira, e muito é visto que a evolução no conceito de carreira está baseada na noção de trajetória, envolvendo a progressão de um indivíduo. Assim, carreira, é a resultante do trabalho exercido, a formação de/em uma profissão e desejos pessoais, juntamente com as experiências passadas e influências atuais.
Trata-se de uma revisão que busca investigar o campo teórico e empírico sobre carreiras esportivas de mulheres, como também, identificar as perspectivas teóricas remanescentes desse assunto. A pesquisa se pauta na busca pelos termos sports career aliado a women e female, que representa a carreira esportiva de mulheres e carreira esportiva feminina. O método da revisão integrativa é uma proposta de revisão de literatura utilizada para ampliar a compreensão sobre determinado conhecimento, sendo considerada um primeiro passo para a construção do conhecimento científico.
Carreira esportiva é entendida como a prática voluntária e plurianual de uma atividade esportiva escolhida pelo atleta com o objetivo de alcançar altos níveis de desempenho, e é construída a partir de quando o indivíduo inicia a prática esportiva e segue até a sua aposentadoria como atleta, tendo a idade como fator determinante. A inserção das mulheres no contexto esportivo tem ocorrido de forma irregular ao longo da história, sendo que as conquistas foram acontecendo aos poucos em cada modalidade, com muitas barreiras e dificuldades.
Sumarizamos sete trabalhos a serem explorados, com foco central na carreira esportiva de mulheres. A atualidade do tema em questão em questão e a baixa publicidade de volumes por ano também chamou a atenção, sendo dois trabalhos de 2005; um de 2006; um de 2012; um de 2014; um de 2018 e um de 2020.Apenas um trabalho apresentou a conceituação teórica sobre a carreira esportiva. Em todas as obras analisadas, a compreensão da trajetória da mulher e a dinâmica de seu trabalho que é desenvolvida ao longo da trajetória de vida relacionada ao esporte, impacta a dimensão pessoal.
As pesquisas possibilitaram visualizar a prospecção de mulheres que anseiam seguir a carreira esportiva dentro de algumas de suas infinitas possibilidades, seja na mídia esportiva, como treinadoras, atletas, entre outras. É possível perceber que a relação de gênero no contexto de carreiras esportivas para mulheres tem grande importância no que concerne ao reconhecimento e valorização do trabalho feminino, pois, a representação social construída historicamente a respeito das atribuições de homens e mulheres serve para tornar invisível e secundário o trabalho das mulheres.
Bacelar, A., Campos, A., Cappelle, M., Carvalho, F., & Rezende, D. (2021). Carreiras femininas: uma revisão sistemática sobre trajetórias profissionais. Revista de Carreiras e Pessoas, 11(2). Botelho, L. L. R.; Cunha, C. C. DE A.; Macedo, M. (2011). O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2 dez. Kilimnik, Z. M.; Rodrigues, S. B. (2000). Trajetórias, transições e âncoras de carreiras: um estudo comparativo e de recursos humanos. Organ. Soc., Salvador, v. 7, n. 17, p. 145-171, Apr.