Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO COMPETENTE: ANÁLISE DE DESEMPENHO E MAPEAMENTO CIENTÍFICO SOBRE O TEMA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desempenho Competente
Análise Bibliométrica
VOSviewe

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Patricia de Sá Freire
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia do Conhecimento
2 - Solange Maria da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - CIT/CTS
3 - Ariane Espíndola
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - EGC

Reumo

Em 2015, a literatura expõe a falta de consenso sobre a conceitualização e compreensão dos termos competência e desempenho e propõe para a contemporaneidade, um cenário que corrobora com os resultados de estudos seminais, ou seja, a heterogeneidade e a multiplicidade terminológica e conceitual dos termos, sem a adequada operacionalização dos construtos na forma de desempenho competente. Entretanto, não foi encontrado um artigo publicado a partir de 2015 que valide tal proposição.
À medida que se buscava criar o cenário dos estudos sobre desempenho competente (DC), identificou-se que apenas 28,5% dos que pesquisam competência, referenciam o termo desempenho ou performance e, ainda, entre estes, apenas 0,04% tratam do constructo desempenho competente, denunciando a lacuna do conhecimento científico sobre o termo. Desta forma, com vistas a mitigar esta lacuna, definiu-se como objetivo da pesquisa: compreender o panorama da produção científica sobre o termo desempenho competente.
Alguns autores assumem que Desempenho Competente (DC) se refere ao exercício de julgamento profissional na prática de mudança, outros, ao resultado do comprometimento, perseverança e trabalho duro, ou à automotivação e competência para “utilização autônoma em variadas situações, simples e complexas”. Há aqueles que determinam que características adquiridas e aspectos contextuais resultam em Desempenho Competente ou que, vai para além da soma de múltiplos comportamentos, necessitando de capacidade adicional para oferecer resposta adequada às circunstâncias vividas.
Com análise de desempenho bibliométrico e mapeamento científico dos dados gerados na Scopus e Web of Science compreendeu-se o panorama da produção científica sobre o termo desempenho competente (DC). Com a análise de desempenho, apresentou-se a evolução cronológica das pesquisas na área, a performance dos autores, bem como das instituições, com base nas suas publicações e citações. Já com a análise de mapeamento científico, analisou-se a estrutura, a dinâmica da produção relacionada ao conhecimento da área e as representações gráficas das relações entre autores e temas, por meio do VOSviewer.
Constatou-se a falta de uma fonte integradora de conceitos sobre DC e possíveis formas de operacionalização do constructo. Com a listagem de frequência, identificamos similaridade entre “competência” “performance” e “habilidades”. Contudo, “Desempenho Competente” possui estrutura de relação conceitual somente com “Desempenho no Trabalho”. Na análise de cocitação dos autores, conclui-se que não há colaboração e uma estrutura social consolidada e sistêmica do campo relacionado ao termo Desempenho Competente, o que desperta para a necessidade de estudos mais colaborativos sobre essa temática.
HAGER, P. The integrated view on competence. [s.l.]: Springer Nature, 2017. HOFFMANN, T. The meanings of competency. Journal of European Industrial Training, v. 23, n. 6, p. 275–286, 1999 SONNENTAG, S.; FRESE, M. Performance concepts and performance theory. In: S. Sonnentag (Org.), Psychological management of individual performance, p.3-27. Great Britain: John Wiley & Sons Ltda, 2002.