Resumo

Título do Artigo

Etnografia na era digital: Uma análise das plataformas digitais como elemento transformador de organizações, pesquisas e pesquisadores
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Palavras Chave

Etnografia
Digitalização
Plataformas digitais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Métodos e Técnicas de Pesquisa

Autores

Nome
1 - Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - Nove de Julho
2 - Rafael Alcadipani
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - EAESP

Reumo

Entre os elementos que despertam o interesse de pesquisa sobre o fenômeno da plataformização estão o fato de envolver aspectos positivos, como a possibilidade de os indivíduos conectados, também chamados de usuários, participarem de processos do desenvolvimento e avaliarem produtos e serviços (Alam, 2021; Yilmaz, 2021), mas também aspectos negativos, como a expropriação de dados (Yu & Couldry, 2022). Além disso, os próprios processos de pesquisa e a evolução de metodologias que envolvem a digitalização, ssão do interesse de estudos recentes, que investigaram utilização de plataformas digitais.
O presente artigo é orientado pela seguinte pergunta de pesquisa: De que forma os elementos de uma pesquisa etnográfica se manifestam na era da plataformização, e quais os novos elementos relacionados a esse método? O objetivo é identificar, analisar e apresentar as etapas adotadas ao longo de uma pesquisa etnográfica, a partir do estudo sobre plataformas digitais em uma organização offline.
Adotando termos diversos para definir novos métodos que compreendem o campo digital, como netnografia (Kozinets, 2010), etnografia digital (Pink et al., 2015), e etnografia virtual (Hine, 2000), as pesquisas a respeito da presença massiva das tecnologias digitais e conectadas no cotidiano dos indivíduos levou pesquisadores etnógrafos a explorarem não apenas as mídias sociais, mas os próprios smartphones e seus aplicativos (Miller et al., 2021). Nesse sentido, os estudos que abordam essas tecnologias deverão prover importantes abstrações e o desenvolvimento de novas teorias.
Analisamos e apresentamos as etapas adotadas ao longo de uma pesquisa etnográfica realizada com o objetivo de analisar o papel das plataformas digitais em uma confeitaria localizada no Brasil. A pesquisa teve duração de oito meses, com um dos pesquisadores realizando suas observações entre três e quatro vezes por semana, durante, no mínimo, seis horas diárias.
Analisamos e apresentamos as etapas adotadas ao longo de uma pesquisa etnográfica realizada com o objetivo de analisar o papel das plataformas digitais em uma confeitaria localizada no Brasil. Descrevemos as características dessas etapas com base na literatura, apresentando as características do estudo desenvolvido em relação a essas etapas.
Observamos que há um imbricamento entre o fenômeno de plataformização nas organizações pesquisadas e as atividades do etnógrafo da área. Nesse sentido, diante da presença digital por meio das plataformas de um número cada vez maior de organizações, observamos que há uma possibilidade de aumento de dificuldade para o desenvolvimento da pesquisa, caso o pesquisador não acesse as plataformas digitais, sejam elas de comunicação, como whatsapp ou de mídias sociais, como Instagram.
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