4 - Wanderson Fernandes Modesto de Oliveira UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Av. Eng. Roberto Freire, 2184 - Capim Macio, Natal/RN.
5 - LUANA ARAUJO MATOS UNIVERSIDADE POTIGUAR (UNP) - Universidade Potiguar UnP - Salgado Filho - Natal-RN
Reumo
Diversas universidades ao redor do mundo estão interagindo cada vez mais com o setor produtivo e se destacando em iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento local ou regional (KOSLOSKY; SPERONI; GAUTHIER, 2015) na medida em que ocorre transferência de tecnologia acadêmica para uma rede de diversos atores do ecossistema de inovação. A ação integrada desses atores é fundamental para a promoção da inovação e pode contribuir para a resolução de problemas oriundos de crises econômicas e também com a geração de emprego e desenvolvimento socioeconômico dos países.
Apesar dos diversos estudos envolvendo a universidade e suas interações com atores de inovação, há crescente discussão sobre a inserção da sociedade como a Quarta Hélice (QH) das ações de inovação. Entretanto, essa interação pode ser um processo complexo por envolver atores de base social. Nesse sentido as pesquisas são fragmentadas e não estão consolidadas necessitando de mais investigação a fim de ampliar o debate sobre o papel da universidade no contexto da QH. Assim, o objetivo geral deste estudo é apresentar um panorama da pesquisa sobre o papel da universidade no contexto da QH.
A universidade se destaca como ator-chave na produção de conhecimento científico e importante veículo de transferência de tecnologia para solucionar problemas reais da sociedade resultando em consequente melhoria no desenvolvimento socioeconômico do seu entorno. Isso requer o estabelecimento de vínculos entre ações de educação, pesquisa e inovação (HUNGER; POLT, 2017). Essa abordagem é contemplada pela QH ao se adicionar a sociedade como ator-alvo das ações de inovação para a solução de problemas (CAI; LATTU, 2021).
As universidades respondem pela formação de recursos humanos, transferência de conhecimentos e desenvolvimento regional. Não obstante, apenas uma parte limitada desse conhecimento desenvolvido flui para o mercado (MARQUES et al., 2021). A interação da universidade na QH requer confiança entre as partes e a efetivação da inovação pode ser um processo lento que requer a criação e fortalecimento de uma cultura empreendedora que incentive o trabalho colaborativo entre os diversos atores oportunizando iniciativas de interação mais aberta e co-criativa envolvendo as partes interessadas.
A pesquisa cumpriu o objetivo proposto na medida em que mostrou o papel da universidade no contexto da QH quanto à produção e expansão de conhecimento; formação de recursos humanos; tecnologia e inovação bem como a importância de transferir esse conhecimento à sociedade, a fim de que isso se reflita efetivamente no desenvolvimento econômico e social. Por outro lado, apenas uma parte limitada desse conhecimento consegue chegar até o mercado por se tratar de um processo complexo que envolve atores de base social inseridos em uma quádrupla hélice.
CAI, Y.; LATTU, A. Triple Helix or Quadruple Helix: which model of innovation to choose for empirical studies?. Minerva, p. 1-24, 2021.
HUNGER, M.; POLT, W. The knowledge triangle between research, education and innovation–a conceptual discussion. Форсайт, v. 11, n. 2, p. 10-26, 2017.
KOSLOSKY, A. N.; SPERONI, R. M.; GAUTHIER, F. Ecossistemas de inovação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Espacios, v. 36, p. 13, 2015.