Avaliação de políticas educacionais
Educação básica
CIPP
Área
Administração Pública
Tema
Gestão e Inovação em Políticas Públicas
Autores
Nome
1 - Ricardo Vieira Nogueira Júnior UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA - Campus Itaperi
2 - Paulo Torres Júnior PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Fortaleza
3 - Rogério Severiano Dutra PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Campus Itaperi
4 - Paulo César de Sousa Batista UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA-UECE
5 - Marcio de Oliveira Mota UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - PPGA
Reumo
A gestão pública do Estado do Ceará demonstrou grande engajamento no desenvolvimento da política pública de Ensino Médio integrado à educação profissional. O método avaliativo desenvolvido por Stufflebeam (2000) leva em consideração Contextos, Insumos, Processos e Produtos aos quais estão inseridos, de modo a possibilitar a tomada de decisão. No estado do Ceará, o efeito da implementação do ensino profissionalizante como política pública educacional, carece de estudos que possam evidenciar os efeitos comparativos com as demais tipologias de ensino (Regular e integral), junto à sociedade.
Para demonstrar as implicações propostas, o estudo empírico emerge para responder o seguinte questionamento: em que medidas os Contextos, Insumos, Processos e Produtos (CIPP), moderados pelo tipo de ensino ofertado, contribuem com o desenvolvimento da educação básica pública do Estado do Ceará? Por conseguinte, o objetivo da pesquisa é investigar o impacto diferenciador dos CIPP educacionais, moderados pelo tipo de ensino ofertado, no desenvolvimento da educação básica pública do Ceará.
O Contexto pode ser compreendido como oportunidades e ameaças ao processo educacional e volta-se para analisar fatores que compõem o ambiente externo ao espaço educacional (Stufflebeam, 2003, p. 2). Os insumos são percebidos como os recursos necessários que contribuem ao alcance da estratégia implementada (Birgili & Kırkıç, 2021). O processo, são as dinâmicas e métodos que auxiliam na implementação do programa educacional (Stufflebeam, 2003). Os produtos são percebidos como variáveis utilizadas para avaliar os resultados (Stufflebeam, 2003).
A população é constituída por todas as escolas estaduais da rede pública de ensino do Estado do Ceará. Já a amostra é composta por todas as escolas que tiveram resultados divulgados, pelo INEP, os indicadores educacionais e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio no ano de 2019. A abordagem da pesquisa é quantitativa e no intuito de investigar o impacto diferenciador dos Contextos, Insumos e Processos educacionais foi observado o efeito moderador de classe de escola na relação entre as variáveis preditoras e a predita (Produto: IDEB).
Foi realizada uma análise de moderação com a variável dependente IDEB 2019. As variáveis independentes foram Nível Socioeconômico, Alunos por Turma e Adequação da Formação Docente. A variável moderadora foi Classes de Escolas. Os resultados apontam indícios de que as variáveis identificadas pelo Perfil Socioeconômico da escola, a média de alunos por turma e a adequação da formação docente apresentam um impacto diferenciador crescente no desenvolvimento da educação básica pública do Ceará, considerando a implementação da modalidade de ensino profissional na rede pública estadual.
Conjectura-se inicialmente que as escolas profissionalizantes realizam uma seleção para cooptar os estudantes de escolas públicas e privadas da etapa de ensino fundamental, com melhores desempenhos proficientes nas disciplinas propedêuticas, e que por vezes são aqueles com melhores condições financeiras, culturais e cognitivas. O grau de rigor adotados nos editais da escola profissional para o ingresso de alunos pode ser um forte indicativo para esses achados, pois tal seleção não é possível para as outras modalidades, que por força de lei deve acolher todos os estudantes que buscam vagas.
Birgili, B., & Kırkıç, K. A. (2021). Evaluation of a Strategic Management Program: Context, Input, Process, Product Model as a Prototype for Business Academies. TEM Journal, 10(1), 204–214.
Stufflebeam, D. L. (2000). The CIPP model for evaluation. In: Evaluation models. Springer, Dordrecht, 2000. p. 279-317.
Stufflebeam, D. L. (2003). The CIPP Model for evaluation. Presented at the Annual Conference of the Oregon Program Evaluators Network (OPEN), Portland, Oregon.
Hayes, A. F. (2022). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression Based Approach. (3rd