Resumo

Título do Artigo

RISCO PERCEBIDO E PREOCUPAÇÃO COM A PRIVACIDADE: uma relação direta?
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Palavras Chave

preocupação com privacidade
benefício percebido
traços de personalidade

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - José Paulo Kimura Gonçalves
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo
2 - Melby Karina Zuniga Huertas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - São Paulo

Reumo

O consumidor está cada vez mais preocupado com as informações que entrega nos websites, o que pode impactar diretamente na sua atitude e sua intenção de compra online. No paradoxo da privacidade, o consumidor, mesmo preocupado com sua privacidade, fornece seus dados para as empresas. A preocupação com a privacidade de dados online pode ser impactada por diferentes fatores, desde aspectos que podem ser influenciados pela empresa, como risco e benefício percebidos pelo consumidor, como motivos que dependem dos traços de personalidade do indivíduo, como ceticismo e necessidade de cognição
o problema de pesquisa é compreender qual a relação de preocupação com a privacidade com os constructos benefício percebido, risco percebido, ceticismo, necessidade de cognição, atitude e intenção de compra online
Apesar dos diversos estudos sobre preocupação com a privacidade dos usuários de internet, há inconsistências que precisam ser esclarecidas, portanto, o presente estudo busca esclarecer as relações que a preocupação com a privacidade tem com outros constructos relacionados na literatura, sendo eles benefício percebido, ceticismo, necessidade de cognição, atitude e intenção de compra online
esta pesquisa foi desenvolvida por meio de um modelo construído com a técnica de Modelagem de Equações Estruturais, com uma amostra de 178 consumidores
dois modelos foram propostos com base na teoria, mostrando que a relação da preocupação com a privacidade com a atitude em relação a comprar online é paradoxal, em que independente da preocupação com a privacidade, o consumidor tem atitude positiva em relação a fazer compras online
a partir dos modelos apresentados, foi possível observar que preocupação com privacidade não tem relação com a atitude sobre comprar online. Além disso, os modelos mostraram que os traços de personalidade, ceticismo e necessidade de cognição, influenciam no risco e benefício percebidos e assim impactam na atitude e intenção de compra online.
BAWACK, R. E.; WAMBA, S. F.; CARILLO, K. D. A. Exploring the role of personality, trust, and privacy in customer experience performance during voice shopping: Evidence from SEM and fuzzy set qualitative comparative analysis. International Journal of Information Management, p. 102309, 2021. DINEV, T.; HART, P. An Extended Privacy Calculus Model for E-Commerce Transactions. Information Systems Research, v. 17, n. 1, p. 61 - 80, 2006. MASEEH, H. I. et al. Privacy concerns in e‐commerce: A multilevel meta‐analysis. Psychology & Marketing, p. 1779 - 1798, 2021.