Estrutura de mercado
Competitividade
Cadeia de valor supermercadista dos EUA
Área
Artigos Aplicados
Tema
Estratégia
Autores
Nome
1 - Lucas José Ferreira UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - Campus Strictu Senso
2 - Cristiana Fernandes De Muylder UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - PPGAdm
3 - Wendel Alex Castro Silva UNIVERSIDADE FUMEC (FUMEC) - PDMA FUMEC
Reumo
O mercado, por meio de integração econômica global, posições neoliberais e proposições similares locais, tem exigido das empresas cada vez mais eficiência e busca por melhorias que contribuam positivamente em sua performance. Neste conceito, essas são obrigadas a manter um ciclo constante de investimentos, no intuito de criar diferenciais que proporcionem uma posição de destaque na área em que atua. Assim, alguns fatores relevantes na gestão e inovação tornam-se em recursos complexos, no âmbito organizacional, ao envolver questões econômicas como estrutura de mercado, processos e estratégias.
Segundo dados fornecidos pelo site Statista (2022), os supermercadistas faturaram $ 741,57 bilhões em 2020, mostrando sua forte expressividade para indústria de alimentos dos Estados Unidos, neste aspecto, também se constitui o elo final de toda cadeia de valor. Apesar da concentração de mercado das grandes cadeias de supermercados dos Estados Unidos, não houve relação positiva em aumento de preços. Esse fator é mostrado pelo estudo de Gaudin (2017), que procurou comprovar que a maior concentração de mercado não esteve relacionada ao aumento de preço, e sim aos critérios de eficiência alcançad
Para Meilin et al. (2019), poucos são os estudos que mostram a relação da concentração de mercado pelos supermercadistas dos Estados Unidos, tendo sua argumentação fundamentada pela teoria econômica baseada na estrutura de mercado e pelos impactos gerados em preços e margens.
Portanto, justifica-se a pesquisa frente a necessidade de avançar em estudos empíricos que confirmam relação entre os constructos estrutura de mercado, posição competitiva.
O modelo considera os aspectos relacionados aos constructos centrais do estudo e as respectivas variáveis observáveis, a saber: ESTRUTURA DE MERCADO, definida pela teoria econômica e pelo índice de concentração de mercado do setor supermercadista norte-americano entre os anos de 2010 a 2020; INVESTIMENTO EM INOVAÇÃO, expresso pelas variáveis percentual investimento em P&D, percentual de investimento com aquisições e instalações em P&D, percentual de investimento em pesquisa e inovação, percentual de investimento em marketing para novos produtos e/ou serviços, percentual de receita obtido por n
Para identificar a estrutura de mercado da cadeia de valor do setor estudado, foi aplicado o índice Herfindahl-Hirschman, através do conceito C4, com base na participação de mercado das quatros maiores empresas da cadeia, onde foi possível mensurar uma variação do HHI partindo de 11% em 2010 e alcançando 17% em 2020. Os resultados da medida da qualidade do modelo estrutural mostram que através da variância média extraída (AVE) que as variáveis manifestas explicam 49% da variável Investimento em Inovação e 51% da variável Posição Competitiva, sendo a média geral igual a 50%. GOF foi de 0,406.
Desta forma sugere-se novos estudos e ampliação para novos segmentos que envolvam variáveis que possam complementar a explicação do modelo testado em relação à dinâmica da cadeia de valor supermercadista, assim como criar uma nova análise comparando dados de outros países em períodos com maior amplitude, com possibilidade de analisar o comportamento das empresas que atuam em diversos países, com a possibilidade ainda de conseguir aumentar a base de dados para obtenção de mais informações que possibilitem descrever o comportamento da cadeia de valor.