Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E CAPACIDADE INOVATIVA COMO DETERMINANTES PARA A INOVAÇÃO RESPONSÁVEL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Inovação responsável
Aprendizagem organizacional
Capacidade inovativa

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Silvânia da Rocha Medeiros Vila Nova
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
2 - Adalberto Ramos Cassia
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

O ambiente em que as organizações desenvolvem suas atividades tem sido atingido por mudanças profundas, causadas por movimentos simultâneos de transformações tecnológicas, reconfigurações das cadeias produtivas globais, alterações nas políticas comerciais das nações e novas demandas por preservação ambiental e redução da desigualdade social. Estas mudanças têm gerado novos desafios políticos para a sociedade em geral e, especificamente, para as estratégias das organizações empresariais.
Este estudo busca investigar a associação entre a capacidade inovativa e mecanismos de aprendizagem organizacional voltados para o desenvolvimento da inovação responsável, no contexto empresarial. Para alcançar este objetivo, efetiva-se um estudo teórico de natureza exploratória contando com uma revisão da literatura que aborda o tema da inovação responsável em sintonia com a aprendizagem organizacional e capacidade inovativa. Este trabalho busca contribuir com a literatura através da apresentação de proposições de pesquisa que visam estimular o desenvolvimento de futuros estudos empíricos.
A inovação responsável tem sido considerada uma evolução no campo de estudos da inovação, absorvendo diretrizes do desenvolvimento sustentável (Cao, Lv & Xing, 2020). Inovação não somente impulsiona o crescimento econômico, mas, também oferece caminhos para promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a saúde, qualidade de vida e bem-estar social (Owen et al., 2009). Estudiosos do campo defendem que a sociedade está ingressando em uma nova era que traz consigo uma nova consciência da necessidade de inovar, mas, inovar com responsabilidade (Von Schomberg, 2011; Stilgoe et al., 2013).
As considerações dos estudos analisados englobam aspectos de qualidade dos processos, buscando elevar a eficiência operacional e alinhar estratégias de aprendizagem com o desempenho nos negócios. Em um contexto de transformações rápidas, estes estudos demonstram que a capacidade das empresas em ajustar suas estratégias e adequar suas estruturas e, principalmente, seu comportamento, dirigem os esforços conjuntos para a aquisição de maior capacidade para entender os movimentos do ambiente de negócios, absorver novos conhecimentos e implementar medidas para aprimorar os resultados.
O arcabouço de conhecimento associado com a sustentabilidade direciona a orientação organizacional para que seja possível a sua absorção, assimilação de suas políticas, disseminação de práticas que valorizam a responsabilidade para com o meio ambiente e para com as comunidades atingidas, beneficiadas e impactadas pelos projetos inovativos. Ao avançar o conhecimento relativo ao impacto da inovação responsável no contexto da sociedade, estabelece-se um caminho para que os mecanismos de aprendizagem possam ser compreendidos e assimilados pelos membros das organizações.
Cao, X., Lv, D., & Xing, Z. (2020). Innovative resources, promotion focus and responsible innovation: The moderating roles of adaptative governance. Sustainability, 12, 1-19, doi:10.3390/su12072860. Lubberink, R., Blok, V., Van Ophem, J. & Omta, O. (2019). Responsible innovation by social entrepreneurs: An exploratory study of values integration in innovations. Journal of Responsible Innovation, 6(2), 179-210, doi: 10.1080/23299460.2019.1572374. Stilgoe, J., Owen, R., & Macnaghten, P. (2013). Developing a framework for responsible innovation.