Resumo

Título do Artigo

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE PRÁTICAS DE MERCADO E CONSTRUÇÃO DE UMA AGENDA PARA PESQUISAS FUTURAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA BASE WEB OF SCIENCE (1945-2021)
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Práticas de Mercado
Análise Bibliométrica
CiteSpace

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - Elvis Magno da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - PPGA
2 - Olívia Carolina de Resende Ribeiro
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER) - Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios
3 - Valéria Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Gestão do Agronegócio

Reumo

Ao se estudar mercados, muitos são os trabalhos que conduzem para o viés econômico ou de marketing. Entretanto, somente nos últimos anos é que buscou-se estudar os mercados levando-se em conta as práticas sociotécnicas que os compõem. Por este motivo, este trabalho se torna relevante devido a identificação desta lacuna de pesquisa e dos caminhos que os estudos de mercado veem tomando, contribuindo assim para construção de uma agenda de pesquisa na área.
O objetivo geral desta pesquisa constituiu em analisar como se configura o campo dos estudos em Práticas de Mercados e elaborar uma agenda de pesquisa futura.
Foi realizado um estudo bibliométrico. A base de dados foi coletada a partir da Web Of Science. Foram incluídos todos os anos da base até novembro de 2021. Para a análise dos dados optou-se por utilizar o software CiteSpace. Para a construção da agenda de futuras pesquisas considerou-se os trabalhos publicados em 2021.
Os resultados e as discussões apresentadas nesta pesquisa permitiram um entendimento do horizonte das pesquisas sobre Práticas de Mercado, o que nos possibilita apreender uma linha mestra sobre pesquisas, autores e periódicos centrais para o campo de pesquisa. Além disso, ao expor as palavras-chaves com maiores co-ocorrências e o crescimento dessas palavras ao longo do tempo, o artigo facilita a identificação de assuntos mais recentes e centrais que se relacionam com Práticas de Mercado e contribui com a compreensão do que vem sendo elaborado no mundo.
As publicações e as citações vêm se expandindo consideravelmente a partir de 2015; o debate predomina nos EUA; os trabalhos possuem característica inter e multidisciplinar; o trabalho mais referenciado é Coviello et al. (2002); os estudos de Práticas de Mercado se dão em três áreas especificas dos conhecimentos, a saber: estratégia de marketing, economia e mercados, e estudos das práticas sociotécnicas de mercado. Apesar de serem três frentes de estudo, elas não são excludentes, pelo contrário, complementares.
Callon, M. Introduction: the embeddedness of economic markets. In: Callon, M. (Ed.). The laws of the market. Oxford: Basil Blackwell, 1998. Chen, C. (2004). Searching for intellectual turning points: Progressive knowledge domain visualization. Proceedings of the National Academy of Sciences, 101(suppl 1), 5303–5310. Kjellberg, H., & Helgesson, C. F. (2007). The mode of exchange and shaping of markets: Distributor influence in the Swedish post-war food industry. Industrial Marketing Management, 36(7), 861-878.