Governança corporativa
Desempenho
Trabalho colaborativo.
Área
Connecta - Research
Tema
Finanças | Finanzas | Finances
Autores
Nome
1 - Herondina Maria Vitorino Belchior Universidade do Algarve - Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo - ESGHT
Reumo
A governança corporativa é um tema que tem vindo a obter notoriedade internacional com os diversos escândalos que colocam em risco o funcionamento dos sistemas financeiros. Tem a sua génese na discussão sobre a relação entre a propriedade e o controlo das empresas, nomeadamente na procura de uma relação ótima entre as estruturas de governo e a criação de valor.
Existem estudos recentes, internacionais, sobre o tema. Porém, os resultados obtidos não são conclusivos nem consensuais, daí a importância do aprofundamento do tema e discussão junto da comunidade académica e de outros stakeholders.
Objetivo geral:
Criar um espaço de diálogo e partilha de conhecimento entre investigadores da mesma área cientifica, de âmbito internacional, para desenvolvimento de trabalhos futuros.
Objetivos específicos:
Promover a participação mútua em projetos de investigação através do intercâmbio de pessoal docente, discente e outros stakeholders.
Reforço de contactos entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e da internacionalização do ensino superior em Portugal.
Promover as relações interculturais.
Mobilizar outros stakeholders para a comunidade académica.
Pretende-se desenvolver o trabalho colaborativo em contexto internacional e incentivar ações de formação de curta duração, como seminários e workshops com eventual participação de peritos internacionais.
Aulas abertas, seminários e workshops;
Internacionalização das IES envolvidas;
Divulgação e disseminação de resultados através de publicações académicas.
A proposta irá permitir a partilha de conhecimentos, de experiências e metodologias através da parceria entre colegas de Portugal e do Brasil.
Com a proposta pretende-se:
Alternativa A: a realização de trabalhos científicos colaborativos para o desenvolvimento de estudos comparativos, entre empresas portuguesas e brasileiras, no âmbito da governança corporativa e o desempenho económico e financeiro.
Alternativa B: a realização de ações de formação conjuntas de curta duração, como aulas abertas, seminários e workshops com a participação de peritos internacionais.
Pucheta-Martínez, M.C., Gallego-Álvarez, I. Do board characteristics drive firm performance? An international perspective. Rev Manag Sci 14, 1251–1297 (2020). https://doi.org/10.1007/s11846-019-00330-x
Simionescu, L. N., Gherghina, S. C., Tawil, H. & Sheikh, Z. (2021) Does board gender diversity affect firm performance? Empirical evidence from Standard & Poor’s 500. Information Technology Sector. Financ Innov 7: 52. https://doi.org/10.1186/s40854-021-00265-x
Esta parceria académica pretende criar um espaço de discussão para temas relacionados com a governança corporativa e o desempenho económico e financeiro das empresas que permita juntar investigadores desta área para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos, que incluam:
Produção de estudos internacionais
Aulas abertas e palestras nas instituições envolvidas
Co-lecionação de disciplinas
Entre outros