Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS E GERENCIAMENTO DE RESULTADOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS ABERTAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Divulgação
Gestão de riscos corporativos
Gerenciamento de resultados

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Jheneffer Silva Santos Duarte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS
2 - Carlos Henrique Silva do Carmo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFG

Reumo

O cenário de crise e de adversidade fez com que os investidores buscassem subsidiar suas decisões de investimento por meio das informações divulgadas sobre o risco. Diante disso, as empresas abertas têm se aprofundado em técnicas e lógicas de gestão dos potenciais riscos que causam estas crises e suas consequentes perdas financeiras e de credibilidade, como forma de encarar as incertezas do ambiente empresarial, chamada de gestão de riscos corporativos (GRC).
A implementação e a evidenciação de GRC atuam na redução da assimetria informacional e pode impactar na qualidade da informação contábil, visto que o gerenciamento de resultados pode surgir do conflito de agência. No Brasil a obrigatoriedade na divulgação de gestão de riscos corporativos se deu pela Instrução CVM 480/2009, alterada pela Instrução CVM 586/2017.
O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a divulgação de gestão de riscos corporativos e o gerenciamento de resultados nas empresas brasileiras. A divulgação de gestão de riscos corporativos pode indicar melhor qualidade dos relatórios financeiros e empresas com melhor qualidade dos relatórios financeiros, por sua vez, podem ter influência negativa no seu gerenciamento de resultados por accruals e positiva no gerenciamento de resultados por atividades reais. Para isso, o estudo foi baseado em 182 empresas listadas na B3 entre os anos 2012 e 2020.
Para analisar o gerenciamento de resultados foi utilizado o modelo de Pae (2005) para calcular o gerenciamento de resultados por accruals e o modelo de Roychowdhury (2006) para o cálculo do gerenciamento de resultados por atividades reais. Para calcular a divulgação de gestão de riscos corporativos foram mensurados dois índices, um chamado de rigoroso e outro, de tolerante, aplicando-se um checklist no Formulário de Referência das empresas conforme requerido pela legislação.
Percebe-se que o índice de divulgação de gestão de riscos corporativos das empresas aumentou significativamente ao longo do período de análise, demonstrando que as empresas estão realmente preocupadas com essas exigências. Por meio da regressão GLS os resultados permitem dizer que a elevada divulgação de gestão de riscos corporativos tanto no seu critério rigoroso quanto tolerante tem relação inversa com o uso do gerenciamento de resultados por accruals. Por outro lado, a elevada divulgação de gestão de riscos corporativos não aumenta o uso do gerenciamento de resultados por atividades reais.
Estes resultados contribuem principalmente para a tomada de decisão dos stakeholders quanto aos investimentos nas empresas e expande os estudos nacionais que até o momento estavam concentrados em apenas umas das ferramentas que faz parte da divulgação de gestão de riscos corporativos, o controle interno. O estudo contribui ainda com a sociedade, uma vez que ela exerce indiretamente o papel de fonte fiscalizadora dos itens inerente ao risco divulgado pela empresa, mostrando estar atenta à influência que as informações divulgadas podem causar nas organizações.