1 - Bárbara Ivy Crema de Vasconcelos UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu-SC
2 - Anete Alberton UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - PMPGIL / UNIVALI
3 - Sidnei Vieira Marinho UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
Reumo
O Grupo NS é uma plataforma de serviços de vistorias. Considerada uma startup com potencial, recebeu mais de R$30milhões em aporte financeiro de diversos fundos investidores. E na última rodada de negócio fez parceria com a Dhas Capital, que exigiu a implementação de práticas de ESG. Por mais que os diretores entendam a relevância do tema, não acham que a resposta para os principais problemas vivenciados hoje esteja em focar na temática de sustentabilidade empresarial. O caso possui a proposta de refletir sobre os ambientes de startups e os desafios na responsabilidade com os aportes.
O presente caso de ensino busca:
(a)Ambientar os alunos sobre o cenário de startups;
(b)Analisar possíveis benefícios e/ou desvantagens de adotar a Agenda ESG no processo de Growth Equity em startups.
(c)Desenvolver no aluno uma análise crítica a partir da literatura sobre startups, fundos investidores, sustentabilidade empresarial e ESG,
(d)Propor estratégias de mudança para cenários semelhantes ao exposto no caso.
Os dados foram coletados por fontes primárias, através de entrevistas com os três sócios, o Diretor de RH, e quatro analistas pleno com mais de dois anos de empresa, além da vivência em campo como funcionária contratada em Fev/2022. Todas as entrevistas foram realizadas entre os meses de Março e Maio de 2022.
Para dar suporte aos dados primários, foi utilizada a fonte secundária, através de pesquisa nos sites do grupo, no site do fundo investidor, nos documentos entregues pela consultoria responsável pela aplicação do PDA e relatórios internos gerados pelo comitê de ESG para o fundo investido
O caso foi idealizado para aplicação em programas de pós-graduação na área de Gestão, para disciplinas de Estratégias Organizacionais, Governança Corporativa e Sustentabilidade empresarial, em sessões que discorram sobre os conceitos relacionados a gestão da mudança, empreendedorismo, cultura organizacional e práticas ESG. Por meio deste caso, espera-se que os alunos desenvolvam uma reflexão quanto a repercussão das políticas sustentáveis em cenários de aporte financeiro e seus desdobramentos.
ARRUDA, C.; BRAGA, C.; SANDENBERG, D.; PITTA, E.; BARCELLOS, E.; SPITZECK, H.; GUIMARAES. S. O motor do ESG. Nova Lima: Fundação Dom Cabral. 2022.
MORAES, M. R.; CAPELLARI, V. G. Metodologias Aplicadas em Startups Inovadoras no Desenvolvimento de Projetos de Sucesso. In: ANPROTEC, Anais. XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. 2013.
USMAN, M.; VANHAVERBEKE, W. How start-ups successfully organize and manage open innovation with large companies. European Journal of Innovation Management, v. 20, n. 1, p. 171–186. 2017.