Inteligência Organizacional
Teoria da Contingência
Startups digitais
Área
Estratégia em Organizações
Tema
Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia
Autores
Nome
1 - Daphny Jerussalem Franco UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico - Setor de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Taiane Ritta Coelho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciência e Gestão da Informação
Reumo
A pandemia da COVID-19 desenvolveu um contexto de necessidade de respostas às mudanças e adaptar-se ao ambiente externo. Desse modo, a Teoria da Contingência pode ser visualizada, pois o ambiente é fundamental para desenvolver a ponderação dentro das organizações. Além disso, o ambiente precisa ser monitorado pelas organizações, e a Inteligência Organizacional pode permitir a monitoria e o conhecimento sobre os ambientes internos e externos. Assim, considerando o cenário de incertezas com elevada dinâmica ambiental, estão as startups digitais.
Essas startups precisam usar a IO para superar as contingências que surgiram com pandemia. Diante deste contexto, essa pesquisa propõe responder a seguinte questão: como uma startup digital aplica a Inteligência Organizacional em um contexto de contingências ambientais ocasionadas pela pandemia da COVID-19?
A Teoria da Contingência surgiu de estudos que resultaram na análise da relação das organizações com e dentro do seu ambiente, assumindo uma visão mais complexa para a compreensão dos fatores internos e externos organizacionais. (SPAREMBERGER et al., 2012). Segundo Uria-López e Rodríguez-Cruz (2019), a IO pode ser definida como uma capacidade organizacional, que possibilita perceber e analisar informações de modo estratégico. Em relação às startups digitais, em conformidade com Hartmann (2017), compartilham a intenção em inovar com serviços ou produtos em um novo modelo usando tecnologias.
A metodologia consiste em um estudo de caso aplicado em um startup de comércio eletrônico Curitiba, utilizando entrevistas e questionário como instrumentos de pesquisa. Para a análise dos dados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo na ferramenta Atlas.TI.
Em virtude do contexto ambiental da pandemia, a startup precisou corresponder às contingências ambientais externas Cultural, Social, Político-Legal e Econômica. Com o objetivo de responder às contingências externas, a startup do estudo alterou fatores contingenciais internos, tais como a estratégia, a estrutura, tamanho e a tecnologia. A relação entre a IO e a Teoria da Contingência pode ser observada no contexto da pandemia, visto que a startup adotou estratégias de monitoramento ambiental, sobretudo no que concerne às informações externas sobre o mercado no qual atua.
Este estudo objetivou identificar como uma startup digital aplicou a IO no contexto das contingências ambientais acarretadas pela pandemia da COVID-19. Para isso, adotou-se o estudo de caso na startup Beta, o qual possibilitou evidenciar que a IO foi empregada para a monitoria do ambiente externo organizacional, utilizando a coleta de dados para subsidiar as decisões com o objetivo de minimizar os impactos do contexto pandêmico.
SPAREMBERGER, A. et al. Estudos organizacionais: abordagem integrativa e modelos emergentes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2012.
URIA-LÓPEZ, S.; RODRÍGUEZ-CRUZ, Y. Inteligencia Organizacional: aproximación teórica a su concepción y desarrollo. Informação & Informação, Londrina, v. 24, n. 1, p. 356-382, jan./abr. 2019. Disponível em: . Acesso em: 16 jan. 2021.
HARTMANN, K. K. Desenvolvimento de novos produtos e serviços em startups digitais. 116 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.