liderança transformacional
estilos de liderança
times virtuais
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Liderança e suas Dimensões
Autores
Nome
1 - Amanda de Oliveira Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Sorocaba
2 - Neila Conceição Cunha Nardy UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Administração - Campus Sorocaba
Reumo
No contexto corporativo, a adoção do home office passou a fazer parte da vida de muitos brasileiros, durante a pandemia. Os líderes tiveram de se adaptar e exercer seu papel à distância. A liderança passou a ser desafiadas no ambiente virtual e tornou-se importante um novo olhar para o capital humano. Espera-se que os resultados dessa pesquisa proporcionem às organizações o entendimento de como as lideranças trabalham para atingir resultados e ainda lidar com as circunstâncias advindas do isolamento social dentre outras mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19.
Problema de pesquisa: qual a percepção dos times virtuais de instituições financeiras quanto ao estilo de liderança adotado na pandemia por seus gestores e qual a percepção dos líderes acerca dos desafios enfrentados neste período? Objetivo geral: analisar a visão dos liderados e dos gestores sobre o estilo de liderança empregado na gestão da crise. Objetivos específicos: identificar a percepção dos liderados em relação ao líder e à liderança exercida no contexto da pandemia; identificar os estilos de liderança predominantes neste período; identificar ferramentas inovadoras de gestão.
Liderança Transacional: é aquela em que o líder faz o uso de trocas para atingir os seus objetivos para com os liderados (BASS, 1990). Segundo Bass (1985), líderes transformacionais são capazes tanto de unir como também de mudar os objetivos e crenças de seus seguidores. Liderança nas equipes virtuais. O home office foi implantado de forma involuntária, gerando novo cenário em desacordo com as condições anteriores (STOKER et al., 2021). Novos desafios surgiram para a liderança, de desempenhar suas funções com um time agora virtual, Liebermann et al (2021).
A pesquisa foi de natureza descritiva e a natureza dos dados foi do tipo quali-quantitativa (RICHARDSON, 2008). O método utilizado foi a Pesquisa Survey (MALHOTRA, 1999). Também foram realizadas duas entrevistas com gestores seniores do segmento bancário para confirmar os dados da Survey. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista (RICHARDSON, 2008). A análise foi por estatística descritiva com o objetivo de identificar padrões a partir da opinião dos respondentes. As entrevistas foram transcritas e analisadas individualmente.
A liderança transformacional predominou em instituições financeiras durante o primeiro e segundo ano da pandemia. Esses gestores fazem uso de propósitos e valores que não podem ser trocados ou negociados. Eles reforçam a missão do grupo, são agentes de motivação, inspiração e desafios, agem como modelos de confiança e ética e desenvolvem seus funcionários, tratando-os de acordo com as individualidades. Os resultados corroboram com os estudos de Burns (1978), Bass (1985; 1990), Yukl, (1999). Foram identificadas as dimensões da liderança transformacional apontadas por Northouse (2019), quais sej
Os resultados respondem à questão de pesquisa. No que tange à percepção dos times virtuais, a liderança transformacional prevaleceu frente à transacional. A maioria dos respondentes apontaram para comportamentos que denotam este estilo de liderança, tais como: consideração individualizada, o estímulo à criatividade, a comunicação de missão e inspiração para o time e fornecimento de significado e desafio às tarefas. Os resultados das entrevistas com os gestores corroboraram com os resultados da Survey. Saúde mental e sobrecarga de trabalho foram preocupações e desafios desse período.
BASS, B. M. Transformational leadership: industrial, military, and educational impact. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates, 1998 BURNS, J.M. Leadership. New York: Harper, 2010.
LIEBERMANN, S. C.; BLENCKNER, K.; DIEHL, J.; FEILKE, J.; FREI, C.; GRIKSCHEIT, S.; HÜNSCH, S.; KOHRING, K.; LAY, J.; LORENZEN, G.; REINHARDT, J. Abrupt Implementation of Telework in the Public Sector During the COVID-19 Crisis: Challenges to Leadership, Zeitschrift für Arbeits- und Organisationspsychologie A&O, v. 65 n. 4, 258–266, 2021. MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 Ed. Porto Aleg