PUBLICAÇÃO ACADÊMICA E CITAÇÕES OBTIDAS NA ÁREA DE MARKETING NO BRASIL: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BOLSISTAS DE PRODUTIVIDADE, COM BASE NO GOOGLE SCHOLAR
1 - Francisco Giovanni David Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
2 - João Felipe Rammelt Sauerbronn UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - PPGA
Reumo
O trabalho se insere no esforço de reflexão acerca da produção acadêmica na área de marketing no Brasil, especialmente em relação ao debate sobre qualificação de periódicos e processo de internacionalização da produção. Apesar do esforço desenvolvido nas últimas décadas e as contribuições oriundas dos estudos já realizados no que tange à necessidade de aperfeiçoamento metodológico, refinamento teórico, e qualificação da produção em marketing, não há clareza sobre como essa produção tem se comportado em relação ao seu alcance por meio dos diferentes tipos de publicação em que é veiculada.
Existe uma lacuna sobre como a produção acadêmica brasileira na área de marketing se comporta em relação ao seu alcance, e não há conhecimento sobre como essa produção tem performado em termos de impacto e como se caracteriza no que se refere à obtenção de citações. O objetivo do trabalho consiste em analisar o impacto resultante da publicação da produção acadêmica na área de marketing, especificamente do número de citações obtidas pela produção acadêmica de pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq e que atuam na área de marketing.
Diferentes eixos temáticos, porém complementares entre si, têm sido observados no debate sobre produção e publicações acadêmicas em Administração e, por conseguinte, em Marketing no Brasil. O trabalho procura discutir e se fundamentar teoricamente em discussões que têm contemplado questões como rigor metodológico, refinamento teórico, produtivismo, qualificação, internacionalização, e impacto da produção acadêmica, as quais são abordas por diferentes autores, entre eles Bertero et alii (2013), Farias et alii (2021), e Rossoni, (2018).
O estudo é uma pesquisa exploratória, descritiva e documental. Os dados tiveram recorte transversal e foram coletados junto às plataformas Lattes e Google Scholar. Uma vez construída a base empírica da pesquisa foram definidas 22 variáveis para coleta de dados, as quais envolveram observação e análise de informações sobre citações totais e citações obtidas por publicações caracterizadas como periódicos nacionais e internacionais, anais de eventos nacionais e internacionais, livros, dissertações, etc. As análises foram realizadas de forma estatística descritiva.
Os resultados indicam que, apesar da celebração, do apelo e indução à publicação em periódicos internacionais, existentes nos últimos anos por parte de diferentes instituições, a publicação da produção acadêmica em periódicos nacionais é importante e produz impacto em termos de citações.
A obtenção de impacto do que é produzido não está necessariamente associada à publicação em periódicos Qualis A, posto que a publicação em periódicos Qualis B, e mesmo a publicação da produção em Anais de eventos nacionais, é capaz de gerar impacto, obtendo importante número de citações.
Bertero, C. O., Alcadipani, R., Cabral, S., Faria, A., & Rossoni, L. (2013). Os desafios da produção de conhecimento em administração no Brasil. Cadernos EBAPE.BR, 11(1), 181-196.
Farias, M. L., Alcoforado, D. G., Patriota, V. K. S. S., Palha, A. P., & Souza-Leão, A. L. M. (2021). Pesquisa qualitativa na área de marketing: panorama da produção científica brasileira de 2010 a 2019. REMark – Revista Brasileira de Marketing, 20(3), 575-601.
Rossoni, L. (2018). O Spell reduziu o efeito Mateus na citação de periódicos. RECADM – Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 17(1), i-viii.