1 - Frederico Eugênio Fernandes Filho UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Ribeirão Preto
2 - Marilia Medeiros Schocair UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Ribeirão Preto
3 - André de Mello Galiano UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - FEA RP
Reumo
O presente trabalho analisa as características e peculiaridades das Lojas CEM, empresa brasileira atuante no mercado varejista que soma 70 anos de existência. Dentre suas características, destaca-se principalmente o posicionamento de mercado por ela adotado, cujo foco no canal físico segue na contramão das tendências de transformação digital do varejo mundial. Mesmo em plena pandemia, repleta de restrições de funcionamento, as Lojas CEM se mantêm fora das vendas on-line, dependendo diretamente de recebimentos de pagamento in loco, via carnês.
O presente caso tem por escopo analisar a realidade de uma empresa que, embora possua relevância no cenário do varejo nacional, ainda não passou pelo processo de transformação digital, mesmo após períodos de restrições de funcionamento impostos pela pandemia, o que vai na contramão do mercado varejista mundial. Partindo da análise das características das Lojas CEM, os alunos terão a oportunidade de compará-las com as atuais tendências de digitalização do varejo, por meio da ferramenta Análise SWOT e de análise estratégica logística.
O presente caso foi elaborado com o suporte de dados secundários, coletados no período de 10/06/2022 a 20/07/2022. Dentre as fontes consultadas, há notícias de diferentes épocas, compreendendo o período pré-pandemia e o momento presente, com o objetivo de demonstrar a evolução do discurso e, principalmente, das ações promovidas pela empresa analisada, em resposta às restrições impostas ao varejo físico pelo isolamento social. Também foram consultados artigos científicos, informações divulgadas pela empresa, relatórios setoriais e entrevistas com o superintendente.
Varejo, estratégia, inovação, empreendedorismo e Teoria Geral da Administração.
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