Elementos fundamentais no contexto das lideranças para o compartilhamento de conhecimento na indústria e manufatura: uma revisão sistemática de literatura
lideranças
compartilhamento de conhecimento
indústria e manufatura
Área
Estudos Organizacionais
Tema
Comportamento Organizacional
Autores
Nome
1 - Fernando Soares da Rocha Júnior INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Joinville
2 - Marcelo Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis
Reumo
O objetivo central desse artigo é sintetizar o conhecimento de acordo com a literatura sobre os principais elementos que compõem as realidades das lideranças empresariais no contexto relacionado ao compartilhamento de conhecimento em âmbito industrial e manufatureiro.
A falta de capacitação/qualificação das lideranças estratégicas no contexto industrial e manufatureiro, no que diz respeito ao processo de compartilhamento de conhecimento em suas respectivas organizações; e a falta de conscientização ou de conhecimentos apropriados dos processos relacionados.
A fundamentação teórica foi baseada nos constructos relacionados aos temas liderança e compartilhamento de conhecimento.
Na discussão e análise dos resultados foram trazidos elementos que causam impactos significativos nos processos relacionados ao compartilhamento de conhecimento.
A presente revisão sistemática de literatura permitiu a identificação e análise de elementos ou fatores importantes, entre os quais, devem ser reconhecidos como potenciais sinalizadores de melhorias para o contexto de compartilhamento de conhecimento em âmbito industrial e de empresas de manufatura, como também, para a integração das organizações como um todo.
Abdelwhab, A.A. et al. (2019). Key factors influencing knowledge sharing practices and its relationship with organizational performance within the oil and gas industry. Journal of Knowledge Management, 1-33.
Akosile, A; Olatokun, W. (2019). Factors influencing knowledge sharing among academics in Bowen university. Nigeria. Journal of Librarianship and Information Science, 52(2), 410–427.