Bem-estar no trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho
Poder Judiciário
Área
Administração Pública
Tema
Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Victória Maria Moreira Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Administração
2 - Perla Alves Martins Lima -
3 - Jaqueline Silva da Rosa UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Curso de Administração
4 - Ana Paula da Rosa Deon UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Curso de Psicologia/CEDUC
5 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Departamento de Administração
Reumo
A Qualidade de Vida no Trabalho pode proporcionar benefícios importantes aos trabalhadores e às organizações, como o aumento da produtividade e a melhoria do seu bem-estar (ANDRADE, 2016; LIMONGI-FRANÇA, 2004), estimula o engajamento da gestão de Recursos humanos (JOKINEN; HEISKANEN, 2013), incrementa o comprometimento (FARID et al., 2015), refletindo na satisfação dos funcionários (ALBUQUERQUE et al., 2015), inclusive no serviço público. A escolha do Tribunal de Justiça Roraima (TJRR) na Amazônia Setentrional, reflete sua singularidade, inclusive com o selo Diamante Justiça Estadual de QVT
Ao ter conhecimento que o Poder Judiciário Roraimense tem apresentado resultados positivos das políticas de Bem-estar e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), tomou-se como pressuposto que essas práticas podem ser levadas muito além dos limítrofes do Tribunal de Justiça Roraima e servir como parâmetro para outras Entidades Públicas. Portanto, o objetivo do estudo é descrever os projetos e intervenções de Bem- Estar e ressaltar as práticas de Bem-Estar e Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça Roraima (TJRR) de forma que esse case possa ser replicado em outros órgãos públicos.
Andrade (2016) destacou que uma das prioridades da gestão de QVT, é a produtividade organizacional, pois essa reflete o bem-estar e satisfação dos funcionários (RIBEIRO; SANTANA, 2015). Tolfo (2008) ressalta o aumento da produtividade nas premissas da QVT, um resultado que foi obtido pelo TJRR segundo o relatório de 2021. Viu-se que no estudo de Farias (2017) na Justiça Federal da 3ª Região, instituição, também, submetida a Resolução CNJ N° 207/2015, evidenciou carência no desenvolvimento e investimento nas práticas de QVT, juntamente à sobrecarga laboral, estresse e exaustão emocional.
Pesquisa qualitativa e descritiva, cujo método foi Estudo de caso único (protocolo de Eisenhardt (1989)). Fez uso da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), sendo algumas: Bem-estar e Qualidade de vida no Trabalho no TJ Roraima; Avanços na área da Saúde e o Impacto do Programa de Qualidade de vida e Bem-estar organizacional no TJ Roraima: A validação do estudo. Também, se fez uso do Software Atlas TI, versão 9.1. Realizou-se a Triangulação dos dados com validação da profissional do setor de saúde, servidora efetiva no quadro funcional, no cargo de analista em psicologia e Chefe do Setor de QVT.
Os projetos, propostas e ações implementadas pelo TJRR: Setor de apoio psicossocial; Semana da saúde; Campanhas de Vacinação; Oficinas de Meditação; Projeto de Prevenção de doenças osteomioarticulares relacionadas ao trabalho (DORTs); Avaliação bioimpedância; Ações de atendimentos de atenção à saúde de vida/mutirão; Ações nas comarcas do TJRR interior: Equilíbrio entre a saúde física e mental; Rodas de conversa; Criação de unidades ambulatoriais; Barras de access; Treino físico funcional e studio fitjus; Palestras; Oficina de escuta clínica; oficinas de prevenção ao estresse.
A prevenção à saúde é proveniente da qualidade de vida e bem-estar organizacional; então ao proporcionar a QVT e BET, tem-se prevenção à saúde. A promoção à saúde só consegue se dar a partir da qualidade de vida organizacional; não se logra a prevenção e a promoção à saúde, sem programas, projetos e ações efetivas de QVT. O desenvolvimento de um protocolo exclusivo referente à saúde na Covid-19, mostra o desempenho do Escritório de Saúde do TJ em promover e precaver à saúde dos servidores no ensejo do cenário pandêmico.
OLIVEIRA, R. R.; SILVA, I. B.; CASTRO, D. S. P.; LIMONGI-FRANÇA, A. C. Qualidade De Vida No Trabalho (QVT): Um Estudo Com Professores Dos Institutos Federais Holos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil. vol. 6, p. 432-447. 2015.
KLEIN, Leander L.; PEREIRA, Breno AD; LEMOS, Ricardo B. Quality of working life: Parameters and evaluation in the public service. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, 2019.doi:10.1590/1678-6971/eRAMG190134.